Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Concurso para agente de saúde completa um ano sem convocação



Nesta sexta-feira faz um ano da homologação do concurso para agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Mossoró. E os aprovados aproveitarão a data para uma mobilização, na imprensa, a fim de pressionar o município a convocá-los.

Segundo Maria do Socorro Marques, uma das aprovadas, a prefeitura já convocou e deu posse a outras categorias aprovadas na mesma seleção: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), fiscais ambientais, agentes de endemias.

Mas ainda não chamou os agentes de saúde, alegando impedimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal. O edital do concurso previa contratação de 38 agentes, um para cada unidade de saúde da cidade. Porém, ninguém ainda assumiu as funções.

Maria do Socorro diz que a reivindicação não é apenas delas, mas dos 38 aprovados, é convocação imediata, fazendo justiça a quem foi aprovado e reforçando o quadro de agentes de saúde em benefício da população de vários bairros de Mossoró.

No último dia 8, uma comissão de concursados se reuniu com vereadores, na Câmara Municipal, pedindo apoio para apressar a convocação. Ficou acertado o envio de ofício à Prefeitura pedindo informações sobre a situação dos agentes na ativa e na reserva.

O município alega falta de recursos para contratar os agentes, mas prestação de contas enviadas à Câmara Municipal revela que a arrecadação da prefeitura registrou superávit de 11% na arrecadação em relação ao ano passado. "Ou seja, falar em falta de dinheiro não condiz com a realidade", diz o vereador Lahyre Rosado Neto.

Segundo ele, a Prefeitura de Mossoró fechou 2011 com quase R$ 390 milhões arrecadados, bem mais do que os R$ 350 milhões previstos para o ano. Esse aumento de receita, conforme o vereador, desfaz o discurso de que a prefeitura não convoca os agentes de endemias por insuficiência de recursos para pagamentos de salários.

Maria do Socorro adverte que há tempos que os aprovados esperam ansiosamente pela convocação, alguns até se desligaram de emprego esperando por isso. Segundo ela, os concursados querem uma providência para ocupação de vagas que lhes são de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário