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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como deve ser o carro daqui a 15 anos




A General Motors apresentou ao mundo o Electric Networked-Vehicle (EN-V), um carro conceito que é pequeno, elétrico (não poluente) e que não possui volante, já que o carro se guia sozinho pelo sistema de GPS. Novos rumores dizem que ele já teria até data para ser fabricado, mas a GM nega. A revista norte-americana Fast Company conversou com Sam Abuelsamid, executivo da GM da área de comunicação do setor de tecnologia avançada e ele falou sobre como uma das maiores empresas automobilísticas do mundo está trabalhando nos carros do futuro.

Abuelsamid já deixa claro que o EN-V não terá a exata aparência das fotos que foram divulgadas até agora (veja acima). Manterá o tamanho pequeno, “mas seu design será direcionado para um uso prático no mundo real”. Até porque, ele lembra, esse conceito de duas rodas baseado em um Segway, não poderia andar na neve, na chuva e nem tem força para subir uma ladeira. O que permanece intocado é o conceito mais amplo do carro, que se comunicará com outros veículos e também com a infra-estrutura em volta (ruas, estradas, prédios, calçadas) e o motor elétrico.

Mas para todos que se animaram, bastante paciência. O plano da GM é ter EN-Vs prontos em três anos, para testes. A produção comercial é prevista para ser iniciada em dez ou quinze anos. Abuelsamid afirma que o longo tempo se deve ao fato de que o sistema de GPS atualmente não é preciso o suficiente para orientar um carro que vai sair por aí se auto-guiando. “A precisão hoje em dia tem uma margem de três metros de erro, o quê não é aceitável”. Mas ele lembra que a tendência é melhorar: “Serão enviados satélites para melhorar o sistema de GPS e nós esperamos que melhore bastante”.

O plano é que o EN-V ajude o meio-ambiente e aumente a qualidade de vida: além de não emitir nenhum gás, o que já ajuda muito na diminuição da poluição das grandes cidades, poderá facilitar muito o conceito de carro compartilhado. As pessoas poderão convocar o carro por um aplicativo de smartphone e então o veículo virá sozinho ao encontro do dono. Após o uso, ele ordenará que o carro se estacione e assim pessoas com horários diferentes poderão dividir o EN-V de forma muito prática. A previsão é que ele custe US$ 10 mil e já correm boatos que cidades dos Estados Unidos, da China e da África do Sul estão dispostas a se adaptarem inteiras para servir de base de testes do veículo.

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