Desde o mês de janeiro, a região do Alto Oeste Potiguar vem sendo contemplada com a construção do campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O reconhecimento da UFERSA Pau dos Ferros, feita ontem, 16, pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da educação, Fernando Haddad, por ocasião do lançamento de novos campi e institutos federais, representa mais um passo importante para a consolidação da UFERSA Pau dos Ferros.
Segundo o reitor, professor Josivan Barbosa, a UFERSA aguarda a aprovação do MEC para a liberação das vagas para a realização de concurso público para os professores e técnicos administrativos. Diferente da UFERSA Angicos e da UFERSA Caraúbas, que iniciaram as aulas sem possuir uma sede própria, em Pau dos Ferros acontece o contrário. “Começamos construindo o campus, antes de termos os alunos e professores”, afirmou. Nessa primeira fase da obra, estão sendo investidos R$ 4 milhões, provenientes da emenda de bancada.
Com o reconhecimento da UFERSA Pau dos Ferros, o reitor acredita que esse é o momento propício para a sociedade reivindicar a adesão dos prefeitos do Alto Oeste, numa mobilização voltada para união dos parlamentares federais do Estado nessa questão que é de grande importância para a região do Alto Oeste Potiguar.
A autorização por parte do Ministério da Educação para a abertura do concurso público é o próximo passo. “O MEC autorizando de imediato abriremos novas vagas para os alunos que serão selecionados pelo SiSU, com base no Exame Nacional do Ensino Médio”, afirma o reitor Josivan Barbosa com a expectativa de que isso acontece em muito breve.
O campus de Pau dos Ferros tem o mesmo projeto arquitetônico da UFERSA Angicos e da UFERSA Caraúbas e ocupará uma área de 10 hectares, cedida por um empresário do município. A previsão é de a obra seja concluída no início de 2013. Ao todo, estão trabalhando no canteiro de obras 80 operários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário