Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 10 de dezembro de 2011

Operação “Luzes e pisca-piscas” apreende mais de 270 brinquedos e luminárias com irregularidades



As equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) concluíram ontem, 9, a operação de fiscalização de brinquedos e luminárias de Natal, as chamadas "Luzes pisca-piscas". Em uma semana de inspeção o órgão recolheu mais de 270 produtos com irregularidades e notificou comerciantes.
O responsável pela operação de fiscalização de brinquedos e luminárias natalinas do Ipem, o metrologista Evilson Dantas, revela que desde a última segunda-feira, 5, a equipe de técnicos visitou 22 estabelecimentos da cidade para inspecionar os produtos de maior comercialização no período de fim de ano.
Durante a vistoria dos principais estabelecimentos do município, os especialistas do Ipem apreenderam 277 produtos que apresentaram irregularidades.
"Recolhemos 257 brinquedos sem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e 20 luminárias do tipo pisca-pisca, que além de estarem sem certificação não se enquadravam no padrão nacional de tomadas", explica Evilson Dantas.
Após a apreensão dos produtos irregulares, o responsável pela operação de fiscalização diz que os proprietários dos estabelecimentos e os fabricantes dos artigos serão notificados. "No ato da vistoria notificamos os comerciantes para que forneçam nota fiscal para que possamos notificar o fabricante da irregularidade do produto", destaca o metrologista.
Já os brinquedos e as luminárias apreendidos, de acordo com Evilson Dantas, após servirem de prova do processo, serão encaminhados a entidades para reciclagem. 
Produtos da ceia natalina à venda no comércio local passarão por análise técnica
O trabalho de fiscalização das equipes do Ipem/RN em Mossoró estará voltado agora para os produtos que compõem a ceia natalina. Até o próximo dia 24, véspera de Natal, os técnicos do órgão percorrerão os principais supermercados e hipermercados para vistoriar os produtos alimentícios.
Conforme o metrologista do Ipem, Cosme Nogueira, responsável pela operação de fiscalização de alimentos, estão sendo inspecionados os principais itens da ceia natalina. Entre os produtos que passarão por análise técnica estão: panetone, aves congeladas, frutas cristalizadas e as sementes oleaginosas que incluem castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras.
"O foco dessa fiscalização é verificar se o peso impresso na embalagem condiz realmente com o peso do produto. A intenção é evitar que os consumidores sejam lesados ao pagarem por um preço o produto que tem peso inferior do cobrado", ressalta Cosme Nogueira.
Segundo ele, nos primeiros dias de fiscalização a equipe do Ipem detectou irregularidade em uma marca de panetone. "Recolhemos amostras da marca suspeita para análise minuciosa. Já outras marcas vistoriadas nos estabelecimentos locais estavam corretas", conclui o metrologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário