Pages

Subscribe:

Blog Archive

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Servidores do Itep deflagram greve por tempo indeterminado



Servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) deflagraram, na manhã de ontem, greve por tempo indeterminado em todo o Rio Grande do Norte. A paralisação foi decidida em assembleia extraordinária, realizada na quarta-feira (30), após o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado (Sinpol) terem feito sucessivas tentativas frustradas de conversas com representantes do governo quanto ao encaminhamento do anteprojeto da Lei Orgânica e Estatuto do Órgão.
Em declaração à imprensa o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, explicou que greve foi deflagrada por causa do descaso da cúpula do governo com a categoria. "Em nossa última reunião com representantes do governo, na semana passada, o secretário Anselmo Carvalho deu a seguinte resposta: "Se quiserem parar, parem; se quiserem fazer greve, façam. O governo só encaminhará o Estatuto quando achar que o deve fazer", desabafou Oliveira.
Com a greve, os servidores realizarão apenas atendimentos urgentes e inadiáveis, relativo a prisões em flagrante, análise do local do crime e recolhimento de cadáveres. Documentos de identidade e os laudos suplementares não serão emitidos.
No termo de acordo, firmado no final de fevereiro passado, que encerrou a greve da categoria, o governo havia se comprometido a encaminhar o anteprojeto de lei ao chefe do Gabinete Civil até o dia 21 de maio, e até hoje isso não ocorreu. 
Ilegalidade
Após o anúncio da greve do Itep, o governo analisa a possibilidade de ilegalidade do movimento. O chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, disse que o argumento dos servidores é descabível, uma vez que o governo vem promovendo melhorias na estrutura do Itep.
Segundo relatou ao portal "Nominuto", a frota foi renovada com 11 veículos, a estrutura de segurança e limpeza foi implementada e a nova câmara frigorífica já está em fase de testes. "É curioso que seja deflagrada greve justamente quando se inicia a recuperação física e a melhoria nas condições de trabalho do Itep", ironizou Anselmo.
Anselmo recomendou o acompanhamento dos dias trabalhados dos servidores do Itep para que seja efetivado o corte de ponto daqueles que não cumpriram o expediente.
O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, rebateu o chefe de Gabinete Civil e disse que enquanto o governo não definir uma data para encaminhamento do anteprojeto os servidores não retornarão às atividades.
A indefinição de quando o anteprojeto será encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa é considerado pelo sindicato um descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário