Pages

Subscribe:

Blog Archive

domingo, 11 de setembro de 2011

Hillary Clinton alerta para risco de atentado nos dez anos dos ataques de 11 de setembro



Brasília - As lideranças extremistas foram "devastadas" na última década, mas a ameaça da Al Qaeda ainda existe, disse em discurso nessa sexta-feira (9) a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, às vésperas do aniversário de dez anos dos ataques de 11 de Setembro.
Segundo ela, o grupo extremista está por trás das ameaças "verossímeis" de novos ataques aos Estados Unidos neste domingo (11), ameaças estas que não foram confirmadas e estão sendo investigadas.
"Praticamente todos os principais associados [da Al Qaeda] perderam agentes-chaves, inclusive o número dois da organização [Atiyah Abd Al Rahman], morto no mês passado", declarou Hillary, em Nova York.
"Mas temos que ser claros a respeito da ameaça remanescente. Cidades como Londres, Lahore [Índia], Madri e Mumbai foram atacadas desde o 11 de Setembro. Recentemente, Abuja [na Nigéria] entrou nesta lista. Milhares de inocentes, a maioria deles muçulmanos, foram mortos".
Hillary também citou "relatos específicos e críveis, mas não confirmados" de uma tentativa de novos ataques da Al Qaeda em Nova York e Washington neste final de semana. As duas cidades serão visitadas pelo presidente Barack Obama nos eventos programados para domingo.
Uma fonte não identificada também disse à agência Reuters que as ameaças detectadas pelas autoridades americanas têm relação com Ayman Al Zawahiri, que substituiu Osama Bin Laden no comando da Al Qaeda.
Horas antes, o Departamento de Segurança Interna americano havia emitido um comunicado confirmando a suspeita, mas sem dar detalhes.
As medidas de segurança foram elevadas principalmente em Nova York, onde a polícia tem reforçado a segurança em balsas, túneis, pontes e marcos da cidade. Segundo as agências de notícias, as autoridades estão atrás de três suspeitos que teriam entrado nos Estados Unidos em agosto, e informações coletadas pela inteligência americana no Paquistão citava a possibilidade de bombas sendo plantadas em carros nova-iorquinos.
Ataques terroristas de 2001 chocaram o mundoOs ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros.
Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do Word Trade Center, em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos.
Os sequestradores assumiram o controle de quatro aviões comerciais em rota para São Francisco e Los Angeles partindo de Boston, Newark e Washington. Às 8h46 , o voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte do WTC, seguido pelo voo 175 da United Airlines que atingiu a Torre Sul às 9h03.
O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, na Virgínia, às 9h37. O quarto avião caiu na Pensilvânia, às 10h03, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Acredita-se que a meta final dos sequestradores seria o Capitólio (sede do Congresso Americano) ou a Casa Branca. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países.
Os danos no Pentágono foram reparados em um ano, e Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center.
Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, a 7 World Trade Center. A torre 1 World Trade Center está em construção no local e, com 541 metros de altura, após sua conclusão, em 2013, se tornará um dos edifícios mais altos da América do Norte.
Mais três torres foram inicialmente previstas para serem construídas entre 2007 e 2012 no local das antigas Torres Gêmeas. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído 8 de novembro de 2009 e a primeira fase de construção é esperada para estar concluída este ano.
Mossoroenses comentam sobre o atentado às torres gêmeasAs cenas do ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, ficaram marcadas na memória dos que acompanharam as notícias naquele dia. A estudante universitária Lorenna Oliveira conta que estava em casa estudando quando viu as imagens na televisão.
"Estava estudando na sala acompanhando a programação da manhã na televisão, quando a programação foi interrompida com a notícia de última hora. No início, eu não tava entendendo nada, mas depois fiquei chocada com tamanha crueldade. O fato ocorreu há dez anos, mas ainda hoje lembro claramente das cenas que vi", relata.
Para a universitária, a data é um momento de reflexão sobre a onda de violência que aflige o mundo. "Na época, todos ficaram comovidos com milhares de inocentes perderam a vida no atentado. No entanto, hoje acontece a mesma coisa. Milhares de pessoas perde a vida para o crime todos os dias. Só que parece que o mundo está indiferente a isso. Não tem aquele sentimento de solidariedade externado no 11 de setembro de 2001".
A estudante Érica Silva compartilha da opinião. Ele tinha oito anos quando o atentado ocorreu, no entanto reconhece o significado da data. "Eu não lembro muito das imagens, só sei de ouvir falar. Mas, eu sei que foi um fato marcante, onde o mundo se comoveu com as pessoas que foram mortas. Os dez anos do atentado é um momento para refletir sobre a onda de violência em que vivemos", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário