Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Caern alerta aos consumidores que vazamentos na rede doméstica podem triplicar valor da conta de água



Se a fatura de água sofreu este mês elevado aumento, o acréscimo exagerado na cota poderá ter sido gerado por um motivo: vazamento na rede doméstica. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), muitas reclamações chegam à Companhia pelo aumento repentino na conta de água. Entretanto, em mais de 80% dos casos, os técnicos da empresa identificam que há vazamentos na rede interna do consumidor. Esses vazamentos muitas vezes invisíveis que, em média, elevam a conta em mais de 50% e, em algumas situações, chegam a triplicar o valor mensal.
Para evitar surpresas desagradáveis na conta, a Caern alerta a todos os usuários para que verifiquem regularmente se há algum vazamento na rede de tubulação de água dos imóveis. A orientação é que também evitem deixar chuveiros e pias pingando, pois cada gota desperdiçada representa prejuízos para a empresa e o cliente.
Com a verificação periódica dos tubos e válvulas, o consumidor pode manter sua conta de água sem divergência do valor, além de colaborar para economia do líquido que vem apontando índice de escassez em todo o planeta.
Conforme a Caern, o art.72 do Decreto de 32.809/91 aponta que a elevação do volume medido decorrente da existência de vazamento na instalação de um imóvel é de inteira responsabilidade do consumidor.
Para evitar os vazamentos, a Caern orienta aos seus clientes que verifiquem periodicamente se há torneiras vazando (conferir as buchas internas e manter sistematicamente as torneiras bem fechadas); se as válvulas estão estragadas. Para fazer essa verificação, os técnicos da Companhia indicam que se despeje uma colher de cinza no vaso parado, se a cinza evoluir é porque tem vazamento, caso contrário, a cinza vai para o fundo do vaso e lá permanece até a próxima descarga e verificar os tubos. É importante também que as tubulações de água que passam por baixo de casas construídas há muito tempo sejam substituídas.
O consumidor pode acompanhar a média de consumo do seu imóvel e informações extras referentes à qualidade da água, na conta recebida mensalmente ou realizar a leitura do hidrômetro de sua residência. Caso perceba alguma irregularidade, o usuário pode entrar em contato com a empresa pelo número de telefone 0800 084 0195 ou através do número do escritório da Caern correspondente ao bairro em que mora, presente na conta

Nenhum comentário:

Postar um comentário