Se a fatura de água sofreu este mês elevado aumento, o acréscimo exagerado na cota poderá ter sido gerado por um motivo: vazamento na rede doméstica. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), muitas reclamações chegam à Companhia pelo aumento repentino na conta de água. Entretanto, em mais de 80% dos casos, os técnicos da empresa identificam que há vazamentos na rede interna do consumidor. Esses vazamentos muitas vezes invisíveis que, em média, elevam a conta em mais de 50% e, em algumas situações, chegam a triplicar o valor mensal.
Para evitar surpresas desagradáveis na conta, a Caern alerta a todos os usuários para que verifiquem regularmente se há algum vazamento na rede de tubulação de água dos imóveis. A orientação é que também evitem deixar chuveiros e pias pingando, pois cada gota desperdiçada representa prejuízos para a empresa e o cliente.
Com a verificação periódica dos tubos e válvulas, o consumidor pode manter sua conta de água sem divergência do valor, além de colaborar para economia do líquido que vem apontando índice de escassez em todo o planeta.
Conforme a Caern, o art.72 do Decreto de 32.809/91 aponta que a elevação do volume medido decorrente da existência de vazamento na instalação de um imóvel é de inteira responsabilidade do consumidor.
Para evitar os vazamentos, a Caern orienta aos seus clientes que verifiquem periodicamente se há torneiras vazando (conferir as buchas internas e manter sistematicamente as torneiras bem fechadas); se as válvulas estão estragadas. Para fazer essa verificação, os técnicos da Companhia indicam que se despeje uma colher de cinza no vaso parado, se a cinza evoluir é porque tem vazamento, caso contrário, a cinza vai para o fundo do vaso e lá permanece até a próxima descarga e verificar os tubos. É importante também que as tubulações de água que passam por baixo de casas construídas há muito tempo sejam substituídas.
O consumidor pode acompanhar a média de consumo do seu imóvel e informações extras referentes à qualidade da água, na conta recebida mensalmente ou realizar a leitura do hidrômetro de sua residência. Caso perceba alguma irregularidade, o usuário pode entrar em contato com a empresa pelo número de telefone 0800 084 0195 ou através do número do escritório da Caern correspondente ao bairro em que mora, presente na conta
Para evitar surpresas desagradáveis na conta, a Caern alerta a todos os usuários para que verifiquem regularmente se há algum vazamento na rede de tubulação de água dos imóveis. A orientação é que também evitem deixar chuveiros e pias pingando, pois cada gota desperdiçada representa prejuízos para a empresa e o cliente.
Com a verificação periódica dos tubos e válvulas, o consumidor pode manter sua conta de água sem divergência do valor, além de colaborar para economia do líquido que vem apontando índice de escassez em todo o planeta.
Conforme a Caern, o art.72 do Decreto de 32.809/91 aponta que a elevação do volume medido decorrente da existência de vazamento na instalação de um imóvel é de inteira responsabilidade do consumidor.
Para evitar os vazamentos, a Caern orienta aos seus clientes que verifiquem periodicamente se há torneiras vazando (conferir as buchas internas e manter sistematicamente as torneiras bem fechadas); se as válvulas estão estragadas. Para fazer essa verificação, os técnicos da Companhia indicam que se despeje uma colher de cinza no vaso parado, se a cinza evoluir é porque tem vazamento, caso contrário, a cinza vai para o fundo do vaso e lá permanece até a próxima descarga e verificar os tubos. É importante também que as tubulações de água que passam por baixo de casas construídas há muito tempo sejam substituídas.
O consumidor pode acompanhar a média de consumo do seu imóvel e informações extras referentes à qualidade da água, na conta recebida mensalmente ou realizar a leitura do hidrômetro de sua residência. Caso perceba alguma irregularidade, o usuário pode entrar em contato com a empresa pelo número de telefone 0800 084 0195 ou através do número do escritório da Caern correspondente ao bairro em que mora, presente na conta
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