Pages

Subscribe:

Blog Archive

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Caern trabalha para restabelecer 100% do abastecimento em bairros de Natal



NATAL - A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalha para normalizar o abastecimento de água em vários bairros de Natal no decorrer do dia desta quarta-feira (28).
Durante todo o dia dessa terça (27), a empresa realiza o reparo de um rotor que integra um dos motores da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Jiqui. O problema ocorreu no domingo (25).
Segundo o técnico de manutenção eletromecânica da Caern, Pedro Cavalcanti, tão logo sua equipe receba a peça com o reparo finalizado, o sistema deve ser restabelecido em até 6 horas. Não há nenhuma área da capital que esteja totalmente sem água em virtude do problema, mas a oferta do líquido está menor em bairros como Candelária, Parque das Colinas, Cidade da Esperança, Nova Cidade, Bom Pastor e partes de Nova Descoberta e Morro Branco.
O abastecimento está em torno de 50% do normal nessas áreas e não ficou paralisado porque a Companhia colocou em operação a Estação Elevatória Lagoa Nova 2 para suprir o abastecimento nessas regiões.
Com essa providência foi possível evitar que Lagoa Nova, Morro Branco e Nova Descoberta ficassem sem água. Cavalcanti, porém, pede à população que evite o desperdício. "Como a temperatura subiu, pode ser que este fator possa ocasionar eventual desabastecimento em algum setor de Natal", observa o técnico.
O problema no equipamento deixou uma das duas adutoras da Estação do Jiqui sem funcionar, no caso a de número 1. A adutora 3 está em plena operação e sustenta parte do abstecimento.
Além disso, a Caern colocou poços do San Vale para funcionar, o que aumenta a oferta de água para o Reservatório R6, que atende a uma área que vai de Capim Macio ao Km6.
"Também solicitamos aos moradores da região Leste como Rocas, Santos Reis, Praias do Centro, Cidade Alta, Alecrim e Barro Vermelho para economizar água e evitar o desabastecimento até que o problema esteja solucionado", frisa o técnico da empresa estadual de saneamento.
"Enquanto estamos superando a diminuição da oferta, podemos reiterar que se tudo correr dentro do previsto para o conserto do equipamento, poderemos ter o sistema normalizado na tarde desta quarta-feira", complementa Pedro Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário