Pages

Subscribe:

Blog Archive

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uern inicia evento para discutir pesquisa

Uern_Vista_area

O VIII Salão de Iniciação Científica e o I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram iniciados ontem na instituição. À tarde, foi realizado o credenciamento dos participantes, além da reunião do Comitê Externo e interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com a apresentação das diretrizes organizativas do programa na cota 2011-2012.
A abertura do evento foi realizada na noite de ontem, por ocasião da Conferência de abertura "Internacionalização do Conhecimento na Pesquisa", ministrada pelo professor dr. Jorge Falcão, pró-reitor adjunto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob coordenação do professor dr. Wogelsanger Pereira, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern.
A programação de hoje inclui exposição de banners do VIII Salão de Iniciação Científica e do I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, das 7h30 às 10h, no Centro de Convivência do Campus Central da Uern. Às 10h, acontece a mesa-redonda "O programa Ciência sem Fronteiras e Perspectivas de Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação", no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic/Uern). Entre os debatedores, estão: dr. Iron Dantas, coordenador do programa Ciência sem Fronteiras da Uern; dr. Jorge Falcão; e dr. Marcelino Silva, da Diretoria de Assuntos Internacionais da Uern.
Às 14h, acontece a mesa-redonda "O papel do PIBIC na formação dos jovens pesquisadores", no auditório da Fafic/Uern. Os debatedores são dr. Artur Carriço, da UFRN; Leila Nunes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); e Bernadete de Sousa, da UFRN. Às 16h, é a vez da palestra "Proficiência em Língua Inglesa para o Programa Ciência sem Fronteiras", com o professor Luís Alberto, também no auditório da Fafic/Uern. No mesmo horário, o Comitê Externo e interno do PIBIC volta a se reunir na sela de vídeo da Faculdade de Educação (FE).
Às 19h, haverá a exposição de banners, lançamento de livros, exposição do Departamento de Apoio à Inclusão e momento cultural, no Centro de Convivência do Campus Central.
O VIII Salão de Iniciação Científica e o I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação seguem até amanhã. Segundo o professor Pedro Fernandes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, os eventos têm como objetivo a divulgação dos trabalhos que estão sendo elaborados dentro da instituição. "Fazemos um trabalho ao longo de 12 meses. Ao final, é realizada a socialização das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes sob supervisão dos docentes", afirma o professor. 

Faculdade de Medicina oferece atendimento para a comunidade
A Faculdade de Ciências Biomédicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern) disponibiliza atendimento médico para a comunidade através de ambulatórios das mais diversas especialidades. Entre as disponíveis para consultas de rotina e acompanhamento, estão as especialidades de ginecologia, pediatria e pré-natal, inclusive para pacientes de alto risco.
Outras especialidades como reumatologia, psiquiatria, endocrinologia, dermatologia, cardiologia, hepatologia e gastroenterologia são disponibilizadas para o acompanhamento de pacientes através de encaminhamentos de outros profissionais da medicina.
"Para essas especialidades como cardiologia, é necessário o atendimento prévio do paciente, em uma unidade básica de saúde, por exemplo, que identifica a patologia e encaminha para o acompanhamento. Já para as especialidades como ginecologia e pediatria, o atendimento é realizado para qualquer pessoa, basta agendar previamente", afirma Flávio Veras, coordenador do ambulatório.
O coordenador ressalta a importância do ambulatório na faculdade. "Trata-se de uma atividade de extensão universitária, na qual o curso dá um retorno para a comunidade em geral. O ideal seria que o curso contasse com um Hospital Universitário para casos de internamento, por exemplo, mas o ambulatório é muito importante para a prática dos estudantes", afirma Flávio Veras.
"Também precisamos ampliar o serviço. Atualmente estamos funcionando em uma estrutura cedida temporariamente pela Secretaria de Agricultura. Então, é necessário um local definitivo para a atuação", completa.
O atendimento no ambulatório é realizado pelos alunos do curso de Medicina da Uern, mas sob a supervisão dos professores da graduação. As consultas são realizadas de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde. O agendamento deve ser feito pelo telefone: 3314-3963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário