Ela pertence ao PSTU, um partido pequeno, conhecido por não abrir mão de seus rígidos princípios ideológicos em nome do crescimento numérico. Mesmo assim, a professora Amanda Gurgel, 31 anos, transformou-se na vereadora mais votada do Brasil, em termos proporcionais, com 32.819 votos, o equivalente a 8,59% do total. Em números absolutos, houve apenas candidatos em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza com votação superior. Ela é também a vereadora mais votada da história de Natal.
O fenômeno começou a ser desenhado em maio do ano passado, quando seu pronunciamento em defesa da educação, durante audiência pública na Assembleia Legislativa, virou febre nacional no Youtube e recebeu 2,2 milhões de acessos desde então. Estava plantada a semente para a professora de Língua Portuguesa das escolas Amadeu Araújo (estadual) e Mirim Coelli (municipal) deixar o anonimato e se transformar em celebridade. Com uma campanha modesta, que recusou doações de empresários e contabiliza até agora gastos de R$ 65 mil, devendo chegar a R$ 75 mil no total, Amanda teve votos suficientes para eleger mais dois vereadores da sua coligação, Sandro Pimentel e Marcos do PSOL, que receberam respectivamente, 1.398 e 717 votos.
Boa parte da sua agenda na segunda-feira (8) foi dedicada a atender aos pedidos de entrevista os jornalistas locais e nacionais. Saiba mais sobre quem é e o que pensa Amanda Gurgel nas entrevistas concedida a três órgãos de imprensa, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário