NATAL - Do próximo dia 15 até 11 de novembro a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) celebrará, com uma ampla programação, os "80 Anos do Porto de Natal". A programação inclui palestras, serviços para a população, ato ecumênico e a entrega do "Mérito Portuário" a autoridades de Natal e do Rio Grande do Norte.
Haverá ainda ações de cidadania nas escolas, mutirão de limpeza no rio Potengi, regata dos "80 Anos do Porto de Natal" e o lançamento de um Selo Alusivo à data. "Dentro da programação haverá também o recebimento da Licença Ambiental do Porto de Natal, que será concedida pelo Idema, por parte da Diretoria da Codern", antecipa o diretor-presidente da Companhia, Pedro Terceiro de Melo. "Trata-se de um acontecimento que nos deixa muito orgulhosos", resume.
O Porto de Natal completa 80 anos no dia 24 deste mês, e a programação dos "80 Anos do Porto de Natal" terá um capítulo especial dedicado aos mais de 100 funcionários da Codern.
Na próxima segunda-feira, 15, dando início às atividades comemorativas, haverá o "Projeto Circuito do Bem-Estar". Realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o projeto apresentará um diagnóstico dos servidores da Codern e consistirá da realização de atividades voltadas para a melhoria do ambiente organizacional, com foco na qualidade do trabalho.
O "Circuito do Bem-Estar" acontecerá durante toda a semana e encerrará na sexta-feira 19, com uma missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, entrega do "Mérito Portuário" e um almoço com a presença do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, e autoridades políticas e empresariais do Rio Grande do Norte, no Iate Clube.
Na oportunidade, haverá ainda o lançamento do selo comemorativo dos "80 Anos do Porto de Natal" e a entrega da Licença Ambiental do Porto de Natal, por parte do Idema.
A programação dos "80 Anos do Porto de Natal" continua no sábado, 20, com uma Ação Cidadania na Escola Estadual Professora Isabel Gondim. Em parceria com entidades como Sesi, Fiern e Banco do Brasil, serão oferecidos diversos serviços à população dos bairros das Rocas, Santos Reis e Ribeira.
No domingo 21, a partir das 8h, será a vez do Mutirão de Limpeza da Foz do Rio Potengi. O trabalho será realizado em parceria com Petrobras, Banco do Brasil, Federação das Indústrias, Urbana, Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio (Fecomércio) e Secretaria de Portos (SEP).
A programação dos "80 Anos do Porto de Natal" encerrará no domingo, 4 de novembro, com a realização da Regata "80 Anos do Porto de Natal" promovida em parceria com a Federação de Clubes de Remo do RN e a Petrobras Transporte S/A (Transpetro).
Estrutura vive momento de modernização
Para Pedro Terceiro de Melo, além de ser uma data importante, o Porto de Natal vive um momento de modernização de sua estrutura e retomada do seu crescimento.
Recentemente o porto passou por uma dragagem de aprofundamento do calado e agora recebe investimentos como a construção do Terminal Marítimo de Passageiros e construção do Cais Número Quatro.
"Além disso, a Codern foi escolhida pela Secretaria de Portos da Presidência da República para ser beneficiária de um projeto-piloto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que visa à modernização dos seus processos administrativos e também a constituição do seu Planejamento Estratégico", acrescenta o diretor-presidente.
Ainda segundo Pedro Terceiro de Melo, a instituição do Mérito Portuário pretende reconhecer o trabalho efetuado pelas autoridades em favor do Porto de Natal ao longo desses 80 anos.
"Nós somos uma empresa que presta serviço ao desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, na medida em que oportunizamos aos nossos industriais, comerciantes e operadores uma infraestrutura portuária que vem se modernizando e crescendo. Nosso desafio, a partir de agora, é tornar o Porto de Natal superavitário. Para isso, estamos trabalhando", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário