Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 7 de abril de 2012

Liga Mossoroense de Combate ao Câncer receberá farmácia de manipulação




O Governo do Estado liberou ontem R$ 2,241 milhões para a compra de um acelerador linear para o tratamento de pacientes da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
Outra ação desenvolvida pelo Governo do Estado junto à LMECC é a parceria no funcionamento da farmácia de manipulação que funcionará no local. A farmácia irá dispor de um grande número de medicamentos, desde o mais simples até a morfina, e isso graças ao fornecimento da matéria prima.
Com o acelerador linear o hospital irá beneficiar centenas de indivíduos que antes da compra tinham que se dirigir a outras localidades, como Natal e Fortaleza, para ter acesso ao serviço.
De acordo com o diretor do hospital, oncologista Cure Medeiros, esta nova máquina não poderia ter chegado em melhor hora, pois durante o tratamento os pacientes encontravam muita dificuldade para ter acesso a alguns procedimentos. "Pacientes que iam a Natal ou Fortaleza vão poder fazer tratamento aqui em Mossoró, com máquinas de última geração e que existem nos grandes centros. Essas metrópoles agora ficarão mais 'folgadas' para atender os seus pacientes usuais", disse o médico.
O diretor do hospital explicou que o acelerador linear utiliza uma nova tecnologia que reduz o tempo de exposição do paciente à radioterapia e que é mais preciso do que outros equipamentos, pois atinge especificamente o tumor, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.
Segundo a Gerência Executiva de Saúde, estas ações são de extrema importância para a população mossoroense, uma vez que serão ofertados aos pacientes melhores condições de atendimento. "A farmácia de manipulação irá proporcionar aos pacientes os medicamentos necessários ao tratamento e vão ajudar de forma incisiva às pessoas mais carentes que não têm condições de comprar seus remédios", disse a Gerência.
"Além do acelerador, outras máquinas serão doadas pela Prefeitura e empresários. Teremos referência para a região e vamos ajudar o Estado como um todo. Só temos radioterapia em Natal, onde está sendo montado o segundo acelerador para o qual o Governo doou o mesmo valor para a Liga Norte-Rio-Grandense de Combate ao Câncer", esclareceu a Gerência de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário