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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CAMEAM: Trajetória e Reconhecimento

 
 
Quando uma instituição de ensino superior passa a interagir com a sociedade civil e política – movida por razões sociais, econômicas e culturais – é natural o seu desejo de aferir, junto aos seus parceiros de caminhadas, a avaliação que eles fazem do seu desempenho.
Trata-se, pois, de atitude louvável e importante para apurar e, eventualmente, corrigir estratégias de trabalho. Representa, ainda, um gesto de transparência administrativa e é de interesse público para todos os que integram o seu arco de convivências.
Foram, certamente, estas premissas que justificaram a iniciativa do Campus Avançado da Uern (CAMEAM), sediado em Pau dos Ferros, de solicitar que a Prefeitura Municipal, através do seu representante legal, Prefeito Leonardo Rêgo, prestasse um DEPOIMENTO sobre a trajetória administrativa daquele Campus, desde sua implantação nesta cidade, em 1976.
Eis o teor do documento, na íntegra:
DEPOIMENTO...
“CAMEAM: UM EXEMPLO DE EXPANSÃO E INTEGRAÇÃO”
"Quando, por razões de vocação pessoal, eu resolvi assumir os desafios da carreira política, escolhi Pau dos Ferros como meta para o exercício de minhas atividades.
Em ato continuo, passei a identificar e analisar dados da vida econômica, social, cultural e os referentes à administração pública desta cidade.
À medida em que os conhecimentos acumulados ganhavam amplitude, eu percebia a relevância de um fato de nossa história: a criação, no ano de 1976, do pioneiro Campus Avançado de Pau dos Ferros; já subordinado à Universidade Regional do Rio Grande do Norte - instituição, na época, integrante da Prefeitura Municipal de Mossoró.
Com o olhar retrospectivo, podemos dividir este longo percurso do nosso CAMEAM em três temas, claramente delimitados, e formadores de uma trilogia administrativa que podemos conceituar de: caminhos, lutas e resultados.

Todo o esforço institucional e de iniciativas sociais foram realizados para que a cidade de Pau dos Ferros viesse a ter esta unidade de Ensino Superior.
I – CAMINHOS
Uma das maiores dificuldades, com que se deparam as instituições públicas e privadas, é quando as mesmas têm que prospectar cenários para estabelecer o planejamento estratégico e as ações táticas de desdobramento do mesmo.
Entre a prospecção e a elaboração do planejamento estratégico, os entes públicos e privados se vêm confrontados com a necessidade de escolher caminhos.
É por isso que as empresas precisam conceituar, com muita clareza, qual é a missão que justifica a sua existência e razão de ser de suas atividades.
No caso dos entes federativos – voltados à prestação de serviços públicos para as coletividades a que servem – as questões, por eles defendidas, podem ser, igualmente, de grande interesse da sociedade.
Foi, portanto, com notável visão de época, e grande sentido de futuro, que a URRN (Universidade Regional do Rio Grande do Norte), elegeu como prioridade institucional e deu partida ao processo deinteriorização do Ensino Superior, decisão inteiramente patrocinada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, sob a gestão do Prefeito Dix-Huit Rosado, e através do Decreto nº 15/76.
É necessário ressaltar que a opção por interiorizar veio acompanhada de larga visão. Não se tratava de projetar a Universidade para atender, apenas, a região do Alto Oeste; era necessário ampliar a expansão e, desta forma, mais duas regiões foram contempladas com os Campi de Patu e de Assu, respectivamente.
Da escolha desses caminhos – numa época em que as políticas públicas de Ensino Superior ainda não tinham o forte víeis social e econômico de hoje – resultaram decisões em que a URRN estava, literalmente,fazendo história no sentido amplo e superior.
II - LUTAS
A melhor forma de obter resultados, em questões de interesse coletivo, é a aglutinação dos segmentos sociais, diante das causas e a mediação dos poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário) para formação de consensos suprapartidários e somar forças políticas para viabilização de projetos.
O progresso na vida material, social e cultural é, em grande medida, resultado dessas lutas sociais com bandeiras de grande aceitação popular.
A expansão inicial desta Universidade já corresponde, na memória coletiva, há mais de uma geração. Tornou indispensável que instituições, representantes políticos, organizações sociais e individualidades, somassem esforços para viabilizar a expansão universitária.
O trabalho foi efetuado com grande profissionalismo: desde a criação do Grupo de Trabalho – para os estudos de viabilidade – à consulta à sociedade, todas as articulações administrativas e políticas, até a finalização do projeto técnico, houve pluralidade de pensamentos voltados para os interesses coletivos; o que viabilizou a emissão do Decreto 15/76 já referenciado.
O dinamismo da sociedade do Alto Oeste, as exigências do mercado de trabalho, as carências na formação de professores para atuar na rede pública estadual, e as demandas de setores específicos da sociedade, quanto à mão de obra especializada, e de nível superior, tornaram inadiável a ampliação dos Cursos do CAMEAM.
Abriu-se um novo ciclo de lutas destinadas a viabilizar estes pleitos. Mais uma vez, e com a contribuição de experiências adquiridas, a direção do Campus inovou ao criar um espaço para articulação com a sociedade, através do Fórum em Defesa da Ampliação do CAMEAM.
Esse fato, por si só, simplificou esforços e racionalizou a interação com a sociedade e os poderes públicos municipais (que estão representados no Fórum).
Esta providência ampliou a representatividade social das demandas – que foram potencializadas através da articulação com a representação política da Região do Alto Oeste – e complementada com a mediação da liderança do governo na Assembléia Estadual.
Todo esse trabalho foi coroado de êxito mediante a instalação dos cursos de Geografia, Educação Física, Administração e Enfermagem.
III – RESULTADOS

Hoje, podemos afirmar que o CAMEAM é uma instituição experiente, vem realizando um notável trabalho de integração com a sociedade e já tem capacidade, suficiente, para efetuar análises e relações de custo/benefício eficazes na condução da vida administrativa e acadêmica.
Do processo de interiorização e ampliação interna, o CAMEAM absorveu ensinamentos e aplica, na sua administração, procedimentos funcionais somente observáveis no empreendedorismo bem sucedido das empresas atuantes e de resultados.
A política permanente de qualificação docente – com a disseminação de especialistas, mestres e doutores– e, mais ainda, por deter uma das ilhas de excelência da UERN, que é a sede do Mestrado em Letras, não só recomenda, mas torna esta unidade de Ensino Superior um paradigma dentro da própria Universidade.
A história do CAMEAM pode muito bem ser entendida na visão desta trilogia, ou seja, é uma história de caminhos corretos, lutas justas e resultados positivos.
O trabalho proativo, desenvolvido por este Campus Avançado – além de servir de exemplo para outros órgãos e entidades –, dignifica a cidade que sedia suas atividades.
 
do blog dos tubibas