O conjunto Walfredo Gurgel teve recentemente concluídas as obras referentes ao serviço de saneamento básico. Neste mês de junho, equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estarão passando nas casas para notificar os moradores sobre o início da ligação das residências à rede de esgoto.
Segundo Manoel Gerinaldo da Costa, a Caern deu um prazo de 30 dias para que os moradores fizessem as ligações de suas residências ao sistema de esgoto.
"A gente sabe que é importante realizar o serviço, pois vai acabar com a água escorrendo pela rua, bem como o mau cheiro. No entanto, a companhia deve ser mais razoável com o prazo, pois não são todas as pessoas do bairro que têm condições para fazer uma reforma dessas, que custa algo em torno de R$ 500 ou mais. Além disso, é muito alto o valor cobrado na tarifa referente ao sistema de esgoto, pois a taxa corresponde a 70% do valor pago na conta de água", relatou o morador.
Ele ainda complementa dizendo que muitas pessoas do bairro não entenderam a notificação entregue pela Caern. "Devido a falta de compreensão do comunicado, muitas pessoas acham que vão receber multas e terão o serviço de água cortado caso façam a ligação. Porém, a instituição não pode obrigar ninguém a ligar. O que ela fará nesses casos é acionar os órgãos competentes e comunicar o fato", destacou Manoel.
O secretário de Meio Ambiente, Mairton França, destacou a importância da população utilizar o serviço de esgoto. "O sistema de saneamento básico ajuda não só ao meio ambiente, que terá menos resíduos despejados do rio, beneficia os moradores que irão evitar problemas como mau cheiro e o aparecimento de mosquitos na região, devido ao acúmulo de água provenientes de águas servidas".
Responsável pelo setor de operação e manutenção de esgotos da Caern, Francisco Bernardino informou que "aquelas pessoas que moram no bairro Walfredo Gurgel, que utilizam o sistema de água servida para escoar os rejeitos resultantes da lavagem de roupa, de louças, dentre outros meios, já podem entrar em contato com a Caern para pedir informações de como proceder para realizar a ligação de suas casas à rede de esgoto da área".
Nenhum comentário:
Postar um comentário