Pages

Subscribe:

Blog Archive

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ENCANTO: Mais um episódio



Visando atrair os turistas devido a cidade de Encanto estar em tempo de suas festividades, o Prefeito de Encanto tenta convencer algumas pessoas e depois de 9 meses e alguns dias sem nenhuma atividade, reabre novamente o mini-campo que fica ao lado da praça de evento ainda emconstrução, pois em tempo de festa quer aparecer, um absurdo passar muitos dias com o campo fechado ou fora de funcionamento e abrir justamente agora, olhe como as coisas funcionam, deixa de servir a população que precisa de praticar esporte para realizar atividades esportivas para alguns e outros não.

Nao basta ter "belas" obras, bons lugares "exoticos" para serem mostrados. E preciso uma serie de cuidados para manter os turistas que ja vieram e fazer com que novos turistas venham, e o que vejam não repercutam por toda a vida de maneira desagradavel.
Para que aquilo que as pessoas experimentarem durante uma viagem lembrem durante muito tempo, bem mais tempo do que aquilo que elas veem diariamente. A rotina, logo se esquece, mas o novo, e quase inesquecivel, mesmo que seja desagradavel, seria bem visto se fosse feito com amor.
Portanto, se as obras estiverem sujas, se a cidade estiver suja, se o comercio local nao for agradavel, de modos que o turista se sinta mal, nao se iluda, este nao voltará, se voltar, será por um acaso do destino, ou por que aquele lugar é passagem para outros lugares.
Quase todo turista, passa o ano inteiro sonhando com o dia em que irá sair de ferias, e poderá passear na cidade sem nenhum constrangimento. Mas existem locais onde ele chega e e abordado por homens que querem disputa-lo para cobrar o estacionamento, depois a disputa é nas cadeiras da praça, depois os passeios, o restaurante do almoço. Isto e altamente constrangedor, quando nao vem na forma de oferta, mas sim na forma de menospreso. Infelizmente, isto e praticamente incontrolavel pelos servicos regulares. Turista, é gente como agente, tem memoria. E no ano seguinte, ele procura outra praia.
Turista é gente bem informada, e normalmente é a parte da sociedade mais bem informada, sao Médicos, Engenheiros, Delegados, Juizes, Promotores, Desenbargadores, Policiais, Advogados,  e outros mais. Quem gosta de aparecer para menospresar ou dizer que está fazendo e deixando a população na mercê dao desprestígio nao faz turismo, não se faz turismo porque se tem dinheiro no bolço, nao precisa constranger. Pensar que engana esta gente, e uma aberraçao humana, e um desagravo, e um desativo. Tudo isto e constrangimento e o turista nao volta mais ali e ainda fala para todos os seus amigos e publica da forma como pode. O que os operadores de turismo fizerem ira repercutir pelo mundo.
Na pratica, o turista e um cliente, um consumidor como outro qualquer, o problema, é que turista e consumidor de alto nivel, silencioso, porem extremamente seletivo. Ele nao devolve a ofensa no local, porque está em terra distante, mas quando chega na sua terra anuncia para todos como foi tratado. Qual é o cliente que volta a uma loja, onde consumiu uma mercadoria que nao lhe agradou, pagou um preço absurdo e voltou para casa insatisfeito? Não é nada agradavel, vermos o nosso sonho transformado em pesadelo.
Turista, é gente bacana, com fonte de renda certa, e que passa um ano inteiro planejando as suas ferias, se elas forem estragadas uma vez em um lugar, ele nao permitirá que isto aconteca novamente, e se possivel evita que outros passem por este desconforto.
Turista quer: cidade limpa, pessoas leais, acomodacoes confortaveis, e tratamento adequado, sem engano

diante do exposto, é certo escolher quem deve usufruir de um direito que é de todos?