A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) poderá abrir um novo concurso público ainda este ano. A abertura de um novo processo seletivo foi um dos assuntos discutidos pela diretoria da Caern com a governadora Rosalba Ciarlini, durante visita da Chefe do Executivo à sede da empresa de saneamento, em Natal. Para que o processo seja aberto, o Governo do Estado aguarda agora que a Companhia formalize o pedido e apresente um estudo que comprove a necessidade de contratação de novos profissionais.
Rosalba Ciarlini reconheceu a importância da renovação do quadro técnico da Caern, uma vez que uma parcela significativa dos servidores está perto de se aposentar e já existe a necessidade de contratação de profissionais em várias áreas. "Hoje já temos demandas por novos engenheiros, advogados e outras profissões", argumentou o diretor-presidente da Companhia, Yuri Tasso, que conduziu a reunião acompanhado dos diretores administrativo, Jailton Tinôco, comercial e financeiro, João Maria de Castro, e técnico, Ricardo Varela.
Durante mais de três horas, a governadora despachou na Caern. Ela fez questão de saber o andamento das obras de saneamento e enfatizou que o governo irá realizar todas as que estão previstas e retomar as que estiverem paralisadas. "O que mais me dói como gestora é ver obra inacabada. Não podemos desperdiçar dinheiro público e não irei descansar enquanto não concluir todas as obras de saneamento", garantiu.
Em sua segunda visita à Companhia na condição de governadora, Rosalba Ciarlini fez questão de colher informações não somente dos diretores mas também de vários servidores da Caern. Ela obteve o relatório de receitas e despesas da empresa e disse estar muito confiante no trabalho que vem sendo realizado para tornar a Caern uma empresa superavitária. "Vamos provar que a Caern pode e deve caminhar com as próprias pernas", afirmou. Uma das alternativas discutidas durante a reunião para que a Companhia obtenha recursos para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população é a alienação de alguns imóveis que não estejam em uso.
ABASTECIMENTO
Rosalba Ciarlini também expressou preocupação com o abastecimento de alguns municípios, entre eles Macau e Guamaré, além de distritos como Diogo Lopes e Baixa do Meio, que enfrentam problemas de falta de água. Ela determinou que a Caern execute um projeto de implantação de uma adutora que regularize definitivamente o abastecimento na região. Outros pequenos sistemas adutores também deverão ser construídos nos próximos anos para melhorar a oferta de água em outras regiões do Estado.
Ao falar sobre a importância da parceria com os municípios, a governadora foi enfática em relação à necessidade das prefeituras concluírem os Planos Municipais de Saneamento Básico. "É fundamental que os municípios desenvolvam os planos e que a Caern continue dando todo o apoio necessário", concluiu.