Pages

Subscribe:

Blog Archive

domingo, 16 de dezembro de 2012

Recital Harmonia Jovem do Conservatório de Música fará homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

Teatro_Dix-huit_Rosado

A oitava edição Recital Harmonia Jovem do Conservatório de Música D'Alva Estela Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), será realizada amanhã, 17. O recitel ocorrerá a partir das 20h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
O evento tem como tema "De Bach a Gonzaga" e será dividido em dois momentos. O primeiro momento erudito do recital será representado por um de seus expoentes máximos através de peças do compositor J. S. Bach, passando também por outros nomes de grande relevância do período Barroco e Clássico.
No segundo momento, a música popular será evidenciada numa homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, comemorado no último dia 13. Serão interpretadas peças consagradas e reconhecidas mundialmente pela sua originalidade num ritmo contagiante, o baião.
"A proposta do tema traz o contraste estilístico entre as obras, os compositores e o tempo, pela sua importância, tanto Bach, seus contemporâneos e sucessores, quanto Gonzaga, todos por sua originalidade", explica o professor Isac Rufino de Araújo, coordenador do Recital Harmonia Jovem.
Os intérpretes são músicos, alunos, professores e convidados que fazem a cena musical de Mossoró através do Curso de Música da Uern e do Conservatório de Música D'alva Stella Nogueira Freire, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.
"Esse trabalho muito contribui para a formação de músicos e propicia o fazer musical na região. Além da Orquestra Harmonia Jovem haverá participações individuais e em grupos com diversas formações, inclusive um momento com crianças. Ao todo participarão mais de 100 pessoas", acrescenta o professor.
Isaac Rufino explica que o trabalho é uma pequena amostra prática de resultados do que é produzido durante as aulas. "É também um exercício público de palco onde o artista evidencia sua prática musical saindo dos laboratórios acadêmicos e expondo-se a plateia, uma etapa fundamental na formação do músico. Em sua oitava edição, o Harmonia Jovem consolidou-se como um evento que incentiva e consolida os talentos musicais de Mossoró e região", destaca.
O Recital é um projeto de extensão do Departamento de Artes da Uern desenvolvido junto ao Conservatório de Música, sob a coordenação do Prof. Isac Rufino. O Projeto proporciona a troca de experiências entre os participantes e possibilita uma interação entre músico e plateia. Além de incentivar o estudo e a prática musical em geral, divulgar a performance instrumental e a formação de plateia para esse estilo musical.
A entrada para o Recital Harmonia Jovem é franca, porém, uma parte das senhas será distribuída mediante a doação de um brinquedo para a Campanha Meu Melhor Natal. Quem adquirir sua senha gratuitamente poderá no dia do Recital doar um brinquedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário