sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Técnica trata hipertensos que não reagem a remédios: diminui AVC em 40%
Uma técnica pioneira e pouco invasiva poderá revolucionar o tratamento da hipertensão arterial e ajudar os pacientes, que não reagem aos medicamentos, a reduzir a pressão alta de forma segura e eficaz.
Ela leva apenas meia hora para ser aplicada e consiste na utilização de ondas de rádio para destruir os nervos "hiperativos" que circundam os rins.
Os cirurgiões inserem um cateter numa das artérias, que emite uma frequência rádio e 'silencia' estes nervos nas artérias, que levam o sangue até ao sistema renal.
O procedimento cirúrgico foi desenvolvido por cientistas australianos e, após um ano de estudo com doentes, as conclusões foram finalmente divulgadas.
O estudo, publicado na revista científica Circulation, revelou que 83% dos pacientes do grupo tratado através desta técnica registaram uma queda na pressão arterial sistólica (o menor valor da pressão arterial) e, destes, 79% mantiveram esta redução durante 12 meses.
Com base nestes números, os cientistas estimam que o procedimento poderá cortar o risco de ataque cardíaco e AVC em 40%.
A equipe observou também que os rins dos participantes não foram danificados pelo tratamento e que a sua função não ficou comprometida, não se registando efeitos prejudiciais nestes órgãos a longo-prazo.
Em comunicado, Murray Esler, diretor do Baker Idi Heart and Diabetes Center, em Melbourne, responsável pela descoberta, explica que este procedimento inovador "poderá ter implicações significativas na saúde pública e no tratamento da hipertensão arterial resistente, um fator de risco elevado que pode causar acidentes vasculares cerebrais (AVC) e ataques cardíacos".
Para apurar a eficácia do sistema, Esler e a sua equipa analisaram os seus efeitos ao longo de um ano e constataram que apenas seis meses de tratamento das artérias, ao redor dos rins com ondas de rádio, eram suficientes para reduzir a pressão arterial resistente a remédios.
Atualmente há cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo em risco de morte prematura por doenças renais e episódios cardiovasculares devido a este problema.
MP que reduz conta de energia foi aprovada ontem no Senado
O Senado aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que trata da renovação das concessões para as transmissoras, geradoras e distribuidoras de energia elétrica e propõe redução de cerca de 20% no preço final da tarifa. A matéria foi aprovada com texto idêntico ao enviado pela Câmara dos Deputados e será enviada para sanção presidencial. A expectativa do governo é a de que as medidas representem redução de 19% a 28% no preço da tarifa paga por grandes empresas. Para a conta de luz dos cidadãos, a diminuição pode chegar a 16,2%, de acordo com cálculos do Executivo.
Em entrevista, Garibaldi diz que o PMDB não está preocupado com o que Rosalba pensa.
Em entrevista na manhã desta sexta-feira (21), ao Jornal da 96 FM de Natal, o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), declarou que decidirá em março se romperá com o governo Rosalba. Ele explicou que no momento está na expectativa das coisas melhorarem, já que o governo é centralizador e não ouve os partidos aliados.
"Eu tive uma conversa com a governadora Rosalba e expliquei alguns pontos, mas temos que esperar e vê o posicionamento que será dado. Na minha opnião se o partido romper com a governadora ela só terá à perder", alfinetou Garibaldi.
O Ministro ainda declarou estar bastante preocupado com o cenário vivido atualmente no Rio Grande do Norte. "O principal termômetro de uma administração é o povo. Não estamos peocupados com o que Rosalba pensa sobre as nossas decisões. Estamos sensibilizados com o povo, que declaram em pesquisas a insatisfação da forma como o governo vem sendo administrado", disse.
Mesmo tendo afirmado que só decidirá o rompimento com o governo Rosalba em meados de março, Garibaldi Filho deixou à entender que sua decisão está em sintonia com o direcionamento nacional, já que, segundo ele, o DEM conspira contra o PT.
"Temos que ter muita cautela. Há um quadro nacional que conspira para que nos afastemos do governo Rosalba, já que o DEM é contra os direcionamentos do PT", declarou o Ministro do governo Dilma.
Na parte final da entrevista, Garibaldi disse estar bastante satisfeito com o resultado das últimas eleições, onde o PMDB ganhou em vários municípios Potiguares. Mesmo assim, acha cedo falar em uma futura candidatura para o governo em 2014. Ele acredita que o momento é de muito trabalho e que até lá o partido decidirá se emplacará um nome para disputar o pleito.
Indagado sobre o nome do seu filho, o deputado Walter Alves para disputar o pleito, Garibaldi deixou transparecer o lado familiar onde o ministro disse ser muito cedo para "Waltinho" disputar o governo, mesmo o lado político o credenciando.
"Walter foi escolhido recentemente como o parlamentar do ano, é um deputado muito atuante, mas falando pelo lado paternal acho cedo para ele disputar o governo", finalizou.
Joaquim Barbosa vai priorizar combate à improbidade e retomar mutirões carcerários
A melhoria do sistema penitenciário brasileiro e o combate à improbidade terão prioridade na gestão do ministro Joaquim Barbosa à frente Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (20/12), em Brasília/DF, o presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF) prometeu trabalhar para melhorar a situação das prisões brasileiras, que ele classificou como "flagelo nacional".
"Já temos um plano de continuidade aos mutirões carcerários para fomentar nas autoridades federais e estaduais a necessidade de estabelecer condições humanas, que sejam mínimas, no sistema penitenciário brasileiro", afirmou. O ministro elogiou o trabalho feito pelo CNJ na área prisional até o momento e citou a publicação "Mutirão Carcerário: raio-x do sistema carcerário brasileiro", lançada em abril passado.
Joaquim Barbosa disse que a improbidade será atacada com o máximo rigor, "sem extrapolações, sem usurpação de competência dos membros do Poder Judiciário". Na entrevista, o ministro também garantiu que vai levar ao Plenário, com prioridade, os julgamentos de casos de magistrados que ganham acima do teto estabelecido pela Constituição. Perguntado sobre as notícias de supersalários divulgadas pela imprensa no início do ano, Joaquim Barbosa destacou que essa situação não ocorre na justiça federal.
"Nenhum magistrado federal recebe o vencimento acima do teto constitucional. A questão se coloca nos estados e, à medida que forem sendo instruídos os processos que tratam dessa matéria no CNJ, serão levados a julgamento por mim, com prioridade", frisou.
Governo decreta ponto facultativo no Natal e Reveillon
Na manhã desta sexta-feira (21), a governadora Rosalba Ciarlini participou da confraternização natalina do Governo do Rio Grande do Norte. Com a presença dos servidores e dos Secretários de Estado, a comemoração contou com uma missa celebrada pelo Padre Carlos e a apresentação da Banda Sinfônica de Natal, regida pelo maestro José Roberto Silva.
Durante o evento, a Governadora assinou o Decreto de ponto facultativo na véspera de Natal, dia 24, e no ano novo, dia 31.
Na celebração, o Padre Carlos lembrou a importância do Natal e desejou a todos um ótimo ano novo. "Que 2013 seja um ano de muita benção e graças, com muita alegria vamos cumprir nossa missão na Terra", disse o Padre.
Mais um estádio da Copa 2014 está oficialmente entregue: Mineirão
Depois de um processo de reforma e modernização de quase três anos, o novo Mineirão pode ser conhecido pelo público a partir desta sexta-feira (21.12). A cerimônia de entrega da obra do estádio começou às 16h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O Portal da Copa transmitiu ao vivo a cerimônia, a partir do sinal da TV NBr.
Por volta das 18h, terá início a visitação ao estádio. Os 15 mil ingressos oferecidos à população em troca de alimentos não perecíveis esgotaram-se na última quarta (19.12).
A secretaria de Copa de Minas ofertou mais cinco mil e, dessa forma, cerca de 20 mil pessoas poderão conhecer as instalações da nova arena já na sexta-feira. Na sequência, haverá show da banda mineira Jota Quest, com início previsto para 20h.
O estádio também ficará aberto para visitas no sábado (22.12) e no domingo (23.12). Foram separadas 20 mil entradas para cada dia.
O Mineirão é o segundo estádio entregue para a Copa das Confederações FIFA 2013 e para o Mundial de 2014. A Arena Castelão, em Fortaleza, ficou pronta em 16 de dezembro.
Professor aponta falhas no acordo ortográfico
O maior problema do acordo ortográfico são as regras do hífen, na opinião do professor de língua portuguesa, Ernani Pimentel. Especialista em gramática e autor de livros, o professor já ensinou o idioma para mais de 500 mil alunos. “O grande problema [é que] não se quis pensar na regra. A rigor, o latim nunca teve hífen. Há quem defenda até a inexistência do hífen. A Alemanha acabou com ele. É possível simplificar as regras”, assegura.
Dentre o que considera “incoerências” do acordo, o professor destaca palavras como mandachuva, que escreve sem hífen e guarda-chuva, que manteve o sinal.. “Como você pode dizer que cor de café, cor de abacate se escrevem sem hífen e cor-de-rosa se escreve com hífen? Faz sentido isso, regras com exceções? Não faz mais sentido”.
Outro exemplo é o uso das letras “j” e “x”. “Você estudou que se usa “j” nas palavras derivadas do tupi e do árabe, mas como você vai saber que elas vieram do tupi e do árabe? Você vai escrever com “x” as palavras derivadas do árabe e do africano, mas como saber se a palavra é derivada do árabe ou do africano? Você não tem condição de saber”.
No caso das consoantes que não se pronunciam, Pimentel lembra que o aluno aprende que as consoantes não pronunciadas não devem ser escritas, por isso óptimo passou a ser escrito ótimo quando o “p” deixou de ser pronunciado. “Então, [se] o aluno aprende que as consoantes não pronunciadas não devem ser escritas porque que o “h” inicial não foi jogado fora? Ele é uma consoante não pronunciada. Então existem regras que se contradizem”.
Ao citar a palavra super-homem, que é com hífen e com “h”, Pimentel lembra que esse hífen está dizendo que o “h” é importante, tem que ser mantido. Por outro lado, a palavra desumano é sem hífen e sem “h”, o que significa que o “h” não é importante e pode ser jogado fora. “Qual o critério? O “h” é importante ou não? O italiano já jogou o “h” inicial fora e é uma língua latina. Porque a gente não aproveita isso"?
No que diz respeito ao acento diferencial, o professor defende que o da forma verbal para (terceira pessoa do singular do verbo parar no presente do indicativo) deve ser restituído, “ porque a pronúncia dele é muito diferente no verbo e na preposição”. Pimental explica que há uma intensidade na pronúncia [do verbo] e essa intensidade tem que ser reproduzida no acento porque muda o significado.
No caso do trema, Pimentel é radical: “É absurdo é ter tirado o trema, porque o acordo é ortográfico, só pode mexer na escrita e o trema não é ortográfico, é ortofônico [é um sinal que significa que a letra sobre a qual há tema se pronuncia]. Ele [o acordo] mudou a pronúncia”.
Para o professor o trema não poderia ser suprimido pelo acordo. “Por exemplo: farmácia era com ph e lei, com y, mas [quando essas letras foram substituídas] não se alterou a fonética, houve mudança ortográfica. O trema não pode ser mexido por um acordo ortográfico”.
Lei Seca mais rígida entra em vigor hoje
O novo texto que torna a Lei Seca mais rígida está publicado na edição de hoje (21) do Diário Oficial da União. Pela norma, provas testemunhais, vídeos e fotografias poderão ser usados como comprovação de que o motorista dirigia sob efeito de álcool ou drogas ilícitas. Além disso, a nova lei aumenta as punições e os valores das multas cobradas aos infratores. Sancionada ontem (19), a medida entra em vigor no momento em que se intensificam as viagens para os feriados de Natal e Ano-Novo.
A nova Lei Seca, no Artigo 277, determina que o motorista envolvido em acidente de trânsito seja submetido a teste, exame clínico, perícia e os procedimentos técnicos e científicos para verificar se há no organismo a presença de álcool ou substância psicoativa.
Pelo texto, o estado de embriaguez ou do motorista sob efeito de drogas ilícitas pode ser caracterizado pelas autoridades a partir de observações, como a constatação de sinais e imagens – vídeos e fotografias. Também serão aceitos depoimentos e provas testemunhais que comprovem que o motorista não está apto a dirigir.
Pela alteração na lei, a multa passará de R$ 957,65 para R$ 1.915,30 para motorista flagrado sob efeito de álcool ou drogas psicoativas. Se o motorista reincidir na infração dentro do prazo de um ano, o valor será duplicado, chegando a R$ 3.830,60, além de determinar a suspensão do direito de dirigir por um ano.
Em caso de infração, o texto determina que a carteira do motorista e os documentos do veículo devem ser recolhidos pelas autoridades. O veículo também deve ser levado para o depósito dos departamentos de Trânsito. De acordo com o Artigo 262, o veículo será mantido sob o Poder Público.
Ministério da Educação publica Censo Escolar completo no Diário Oficial
O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (21) os dados completos do Censo Escolar de 2012 no Diário Oficial da União. O documento, de 624 páginas, esmiuça os dados divulgados ontem pelo MEC, com números divididos por estado e município, especificando ainda as redes municipal e estadual nas áreas rural e urbana.
Entre os avanços em relação ao censo do ano passado está o crescimento do ensino integral no nível médio e no nível fundamental, nas redes estaduais e municipais. A alta foi mais expressiva nas áreas rurais, onde o número de matrículas saltou de 81.155 para 125.634 nos anos iniciais do ensino fundamental, e de 52.010 para 82.087 nos anos finais, um crescimento de 54,8% e de 57,8%, respectivamente. O ensino médio em tempo integral nas zonas rurais cresceu 34%, com uma evolução de 10.675 matrículas para 14.369.
Nas áreas urbanas, o número de matrículas do ensino integral cresceu mais em números absolutos, mas foi menos acelerado em termos relativos, na comparação com as áreas rurais. Os anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais e estaduais tinham 962.121 alunos em 2011 e, em 2012, passaram a ter 1.139.542 (18,4%). Já as matrículas nos anos finais cresceram de 530.584 para 702.858 (32,4%). No ensino médio, a alta chegou a 33,7%, passando de 162.830 para 217.830 matrículas.
Os dados mostram que o número total de matrículas no ensino fundamental caiu 2,2%, de 30,3 para 29,7 milhões de alunos. No ensino médio foi registrada queda de 0,3%, o que manteve os dados praticamente estáveis, com a redução de 23 mil matrículas num universo de mais de 8 milhões.
domingo, 16 de dezembro de 2012
Comperve divulga aprovados na 1ª Fase do Vestibular da UFRN !!!
O Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) divulgou no início da noite da última quinta-feira a lista com 12.817 candidatos que foram aprovados na primeira fase do Vestibular 2013 da UFRN.
Clique AQUI e confira!!!
Na primeira etapa da seleção foram corrigidas as questões objetivas de todos os candidatos inscritos. Em seguida, é feita a correção das provas discursivas somente dos estudantes aprovados na primeira fase.
De acordo com a presidente do COMPERVE, Magda Pinheiro, as provas discursivas já estão sendo corrigidas. “A previsão é que o resultado final saia na primeira quinzena de janeiro”, completa. Serão ofertas 3.015 vagas, distribuídas nos 84 cursos de graduação presencial da Universidade.
Arena Castelão, em Fortaleza, que sediará jogos da Copa do Mundo 2014, será inaugurado neste domingo, 15
A Arena Castelão, que será entregue à população neste domingo, 15, possui várias mudanças após sua modernização. A praça que abraça o Estádio, por exemplo, é uma das novidades. Será neste espaço que acontecerá a festa de lançamento da nova Arena. A praça suspensa dá acesso às rampas que levam ao anel inferior ou ao anel superior. Ao todo, ela possui 70 mil metros quadrados e é uma opção para diversos eventos externos.
No novo projeto do Estádio também foram triplicado o número de acessos às arquibancadas. Os torcedores entrarão no estádio usando 18 rampas de acesso. Na arquitetura anterior, eram apenas seis acessos.
Dentro do projeto de modernização, também foi ampliada a largura do espaço de acesso à arquibancada superior. As intervenções facilitam a entrada e saída dos torcedores. Em dia de casa cheia, ou seja, com os mais de 67 mil assentos ocupados, será possível esvaziar o estádio em apenas oito minutos.
O Google vai oferecer acesso Wi-Fi gratuito em 150 bares de 7 cidades brasileiras.
A novidade começa hoje.
O projeto, chamado Free WiFi, permitirá acessar a internet de smartphones, tablets ou computadores.
Ao ativar o Wi-Fi no dispositivo, o aparelho irá identificar a rede do Google e, no primeiro acesso, o navegador web irá exibir alguns produtos da empresa com sugestão para baixá-los.
A partir daí o uso dentro do estabelecimento passa a ser ilimitado.
Segundo o Google, a conexão utilizada será entre 10 Mbps ou 30 Mbps, dependendo do tipo de rede utilizada pelo bar (Wi-Fi ou fibra óptica, respectivamente), e será compartilhada entre todos os clientes do estabelecimento.
Não haverá nenhum tipo de limitação ou restrição para a navegação.
Os 150 bares participantes estão listados no site oficial do projeto e podem ser encontrados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas.
Especialistas dão dicas de como controlar os gastos e economizar no período de final de ano
Muitos mossoroenses receberam a segunda parcela do 13º terceiro salário e começam a se dirigir às lojas em busca dos presentes de Natal, das roupas para o réveillon e dos alimentos para a ceia do dia 24. Para evitar que os consumidores não cheguem em 2013 no vermelho, os especialistas dão dicas de como economizar.
O primeiro passo a ser dado, como apontam os economistas, é utilizar o 13º para saldar dívidas. O segundo é reservar uma parcela dessa receita para os gastos do início do ano, tais como impostos, e matrículas escolares. Passadas estas etapas, o que sobrou pode ser gasto com presentes, viagens e afins.
"Uma das sugestões do que fazer com 13º salário é reservar uma parte na poupança, pois muitas pessoas não têm controle do que ganham e do que gastam. Muitos cidadãos fazem previsões do que vão receber, do 13º, do dinheiro da venda de um terreno, mas não fazem previsões das dívidas que um dia chegarão. Janeiro não tem só praia, tem despesas elevadas de colégio, renovação de seguro do carro que estará mais caro porque o carro não é zero quilômetro, tributos, imposto de renda, etc"., destacou o economista Auris Martins.
Após verificar o valor a ser gasto com presentes, viagens, entre outros é preciso que as pessoas façam uma lista e estabeleçam um orçamento máximo a ser seguido. Com a relação de pessoas a presentear e de coisas a serem compradas, desta forma é possível comparar preços. Além disso, separar os grupos de pessoas por loja ou tipo de loja onde pretende adquirir os presentes poupa tempo na hora de ir às compras.
Outra dica importante é não deixar as compras para última hora, pois com o tempo reduzido para ir às lojas pesquisar os presentes e comparar os valores a maioria das pessoas acaba comprando com pressa e gastando mais ou até pagando um valor mais alto por um produto que normalmente custaria menos.
"É preciso que os consumidores tenham cuidado na escolha dos presentes de fim de ano, estes devem ser compatíveis com o padrão de vida de cada um. Não se pode comprar presentes ou se presentear com base no que a mídia nos apresenta, mas com base no nosso salário, na nossa renda. As pessoas, muitas vezes, não conseguem atentar para isto. Muito pelo contrário, elas se encantam com o fato de poder comprar em 10 vezes uma tecnologia cara, que logo após o carnaval estará com os preços mais em conta. Comprar pela emoção é um erro", ressalta Auris Martins.
Capitais perdem PIB e municípios menores ganham renda, aponta IBGE
Nos últimos dez anos, as capitais brasileiras vêm perdendo participação no total da economia do país, ao mesmo tempo em que municípios menores apresentam ganhos de renda. A informação faz parte da pesquisa Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios, divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento é referente ao ano de 2010, quando o PIB cresceu 7,5% em relação ao ano anterior, tendo alcançado um valor de R$ 3,770 trilhões. Foram analisados todos os 5.565 municípios do país. A pesquisadora do IBGE Sheila Zani, responsável pela pesquisa, disse que existe um movimento de mudança na produção de riquezas, que é lento e se faz notar em um período maior de tempo.
"Este ano de 2010 foi quando as capitais geraram menos renda. Quando a gente põe a série de 1999 até agora, as capitais geravam 38,7%. Este número vem caindo e em 2010 chegou a 34%. Quando se separa o valor gerado nas capitais entre indústria e serviço, nota-se que a queda é maior na indústria. Isso é consequência dos incentivos fiscais, que levam as empresas a sair das capitais, e das commodities [produtos primários com cotação internacional], tanto as agrícolas quanto as minerais, que não estão nas capitais."
No sentido oposto, estão os pequenos municípios, que nos últimos dez anos aumentaram o volume de riqueza, em comparação ao PIB nacional. Eles se concentram nas regiões Norte e Nordeste, principalmente no Piauí, Tocantins, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
"Em 2010, juntando 24%, teria 1% do PIB. Em 1999, para ter 1% do PIB, precisava de 25% dos municípios. De lá para cá, esses municípios ficaram mais gordinhos, eu preciso de menos municípios para ter 1% do PIB. Os pequenos estão ficando maiores um pouquinho, deixando de ser tão pequenos, seja pelos programas de transferência de renda do governo, seja pelos incentivos fiscais, seja até pela influência das commodities de um município grande que acaba afetando um município vizinho."
Zani salientou que o país ainda é muito dependente dos produtos primários de exportação, principalmente minerais e agrícolas, o que pode levar a um distorção entre diferentes municípios. "O que mostramos é o quanto a economia brasileira estava dependendo dos preços das commodities. Em 2010, o preço do minério de ferro estava muito alto, até mais do que o petróleo. Então, esses municípios [com produção mineral] tiveram muita participação na geração do PIB do país por conta do preço do minério de ferro."
Se para o minério de ferro, o mercado estava promissor, o mesmo não aconteceu com a soja. "A economia brasileira é focada no preço das commodities, para o bem ou para o mal. Por exemplo, 2010 não foi um ano bom para a soja, o preço estava muito baixo. Municípios que são grandes produtores de soja perderam participação por conta exatamente dos preços. Aí influencia municípios que não são produtores, mas que têm na soja o insumo da cadeia de produção."
Por outro lado, municípios que apostaram na produção de cana-de-açúcar, café e frutas foram bem-sucedidos. "A variação do preço da cana-de-açúcar cresceu 10,8%. O café cresceu 20% em quantidade e 13% em preço. Em Minas Gerais ele é bianual, e 2010 foi ano de colheita. O do Espírito Santo colhe quase todo ano. O preço da laranja estava muito bom. Os municípios plantadores dessas culturas tiveram um ganho muito grande", explicou.
De acordo com a pesquisadora, os baixos preços de soja colocaram Petrolina, município pernambucano situado às margens do Rio São Francisco e grande produtor de fruticultura irrigada, em situação especial no crescimento de renda. "O município foi o maior produtor de uva, manga e goiaba em 2010, com preço bem alto. Por isso, Petrolina foi o segundo lugar com maior valor adicionado da agropecuária no país, que antes era um posto ocupado pelos produtores de soja."
Mais 15 mil escolas devem oferecer educação integral em 2013
Em 2013, mais 15 mil escolas devem ser atendidas pelo programa Mais Educação, que oferece ensino integral a alunos beneficiados pelo Bolsa Família. Atualmente, 32 mil unidades de ensino fazem parte da iniciativa.
Uma lista com 35 mil escolas da rede pública aptas a participarem do programa já foi divulgada para as prefeituras de instituições habilitadas. As unidades de ensino têm até o dia 31 de março de 2013 pra fazerem a adesão pela internet. A pactuação depende da aprovação dos projetos das escolas pelos municípios.
Desse total, espera-se que 15 mil novas escolas sejam autorizadas. O objetivo para 2013 é que todas as cidades brasileiras tenham escolas com atividades em dois turnos.
Entre as atividades oferecidas no segundo turno nas escolas públicas, estão acompanhamento pedagógico e ações ligadas ao meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica.
Foram escolhidas para fazer a adesão, instituições de ensino que tenham a maioria dos alunos atendida pelo programa Bolsa-Família, do governo federal, bem como unidades com índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) maior que 3.5 pontos e menor que 4.6 nos anos iniciais; 3.9 e 4.6 pontos nos anos finais do ensino fundamental. Também foram contempladas para adesão todas as escolas com menos de 3.5 pontos no Ideb.
O aumento no número de unidades que vão oferecer ensino em período integral é resultado de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC). O tema foi discutido na segunda-feira (10) em videoconferência entre representantes dos ministérios, gestores e coordenadores estaduais do Bolsa Família.
O programa foi criado em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes.
Desde 2011, o programa passou a integrar o Brasil Sem Miséria, beneficiando também escolas com maioria de alunos do Brasil Sem Miséria. Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio às atividades. As escolas beneficiárias também recebem equipamentos como conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar.
Ideb
Alunos beneficiários do Programa Bolsa Família estão entre os melhores do País. Algumas das escolas com as notas mais altas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estão na lista de instituições em que mais da metade dos alunos são beneficiários do programa de transferência de renda.
Atualmente, são 18,3 milhões de estudantes beneficiários espalhados em 160 mil escolas em todo o País. Dessas, 17.572 têm mais matrículas de alunos do Bolsa Família (superior a 50%) que de não participantes do programa, totalizando 4,5 milhões de estudantes.
Agricultores recebem auxílio complementar para combate aos efeitos da estiagem
Mais de 148 mil agricultores de 151 municípios que aderiram ao programa Garantia-Safra receberão, neste mês, a primeira parcela do pagamento adicional relativo à safra 2011/2012. A Portaria n° 43/2012, que autoriza o pagamento extra, foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (12), pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Os repasses serão realizados nas mesmas datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. O valor adicional do benefício é de R$ 280 por agricultor; dividido em duas parcelas de R$ 140.
"Considerando a gravidade e a duração do período de seca, a decisão da presidenta Dilma Rousseff foi de liberar mais recursos tanto para o Garantia-Safra como para o crédito emergencial, para amenizar o impacto na renda e no consumo das famílias e, consequentemente, na economia regional", detalha o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
O Bolsa-estiagem e o Garantia Safra integram o grupo de medidas criadas pelo governo federal para subsidiar as perdas dos agricultores familiares com os efeitos da seca
No mês de novembro, os beneficiários do Garantia-Safra começaram a receber as parcelas extras para auxílio aos atingidos pelos efeitos da seca. Ao final de dezembro, cerca de 233,1 mil agricultores terão recebido as parcelas complementares, o que representa um total de R$ 65,2 milhões.
Este valor é pago integralmente pela União, e não pelo Fundo Garantia-Safra, pois faz parte das ações emergenciais para o combate aos efeitos da estiagem.
Garantia-Safra
O Garantia-Safra é uma ação voltada para os agricultores familiares - localizados na região Nordeste do País, na área norte do estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do estado do Espírito Santo - que sofreram perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Para aderir ao programa, o agricultor deve estar em municípios onde foram detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho. A indenização será paga em até seis parcelas mensais por meio de cartões eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
O programa prevê o pagamento de R$ 680, divididos em quatro parcelas, a agricultores com renda de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 933. Até agosto de 2012, mais de 276 agricultores receberam o recurso.
Este mês, o Garantia-Safra beneficia mais de 767,8 mil agricultores. São mais de R$ 737,1 milhões pagos pelo Fundo Garantia-Safra - composto por recursos da União, dos estados, dos municípios e dos próprios agricultores.
Estiagem
Cerca de R$ 3 bilhões foram liberados para ações emergenciais de enfrentamento à estiagem somente este ano. O pacote inclui o Garantia-Safra, o Bolsa Estiagem e o Água para Todos.
Já foram beneficiados moradores de dez estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os trabalhos estão sendo realizados desde abril, em articulação com os governos estaduais, que formaram comitês para controle e execução das ações.
Recital Harmonia Jovem do Conservatório de Música fará homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga
A oitava edição Recital Harmonia Jovem do Conservatório de Música D'Alva Estela Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), será realizada amanhã, 17. O recitel ocorrerá a partir das 20h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
O evento tem como tema "De Bach a Gonzaga" e será dividido em dois momentos. O primeiro momento erudito do recital será representado por um de seus expoentes máximos através de peças do compositor J. S. Bach, passando também por outros nomes de grande relevância do período Barroco e Clássico.
No segundo momento, a música popular será evidenciada numa homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, comemorado no último dia 13. Serão interpretadas peças consagradas e reconhecidas mundialmente pela sua originalidade num ritmo contagiante, o baião.
"A proposta do tema traz o contraste estilístico entre as obras, os compositores e o tempo, pela sua importância, tanto Bach, seus contemporâneos e sucessores, quanto Gonzaga, todos por sua originalidade", explica o professor Isac Rufino de Araújo, coordenador do Recital Harmonia Jovem.
Os intérpretes são músicos, alunos, professores e convidados que fazem a cena musical de Mossoró através do Curso de Música da Uern e do Conservatório de Música D'alva Stella Nogueira Freire, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.
"Esse trabalho muito contribui para a formação de músicos e propicia o fazer musical na região. Além da Orquestra Harmonia Jovem haverá participações individuais e em grupos com diversas formações, inclusive um momento com crianças. Ao todo participarão mais de 100 pessoas", acrescenta o professor.
Isaac Rufino explica que o trabalho é uma pequena amostra prática de resultados do que é produzido durante as aulas. "É também um exercício público de palco onde o artista evidencia sua prática musical saindo dos laboratórios acadêmicos e expondo-se a plateia, uma etapa fundamental na formação do músico. Em sua oitava edição, o Harmonia Jovem consolidou-se como um evento que incentiva e consolida os talentos musicais de Mossoró e região", destaca.
O Recital é um projeto de extensão do Departamento de Artes da Uern desenvolvido junto ao Conservatório de Música, sob a coordenação do Prof. Isac Rufino. O Projeto proporciona a troca de experiências entre os participantes e possibilita uma interação entre músico e plateia. Além de incentivar o estudo e a prática musical em geral, divulgar a performance instrumental e a formação de plateia para esse estilo musical.
A entrada para o Recital Harmonia Jovem é franca, porém, uma parte das senhas será distribuída mediante a doação de um brinquedo para a Campanha Meu Melhor Natal. Quem adquirir sua senha gratuitamente poderá no dia do Recital doar um brinquedo.
Doações da Campanha Papai Noel dos Correios serão entregues até a próxima sexta-feira
A Campanha Papai Noel dos Correios chega à reta final em Mossoró. Após a conclusão do prazo para adoção de cartas e doação dos presentes, o próximo passo da iniciativa é efetivar a entrega do material que arrecadado até a última sexta-feira, 14. A intenção é distribuir os brinquedos até o próximo dia 21.
"Durante toda a semana realizaremos a entrega desse material, só se acontecer algum imprevisto é que estenderemos esse prazo até o dia 28", destaca o coordenador da Campanha em Mossoró, Marcone Edson.
Segundo o coordenador, ainda não é possível revelar o número total de brinquedos arrecadados, e nem o volume de cartas adotadas. "Esse balanço ainda está sendo contabilizado, por isso não ainda não temos como fazermos uma comparação com campanhas anteriores", enfatiza.
A edição 2012 da iniciativa recebeu aproximadamente 2,5 mil cartas em Mossoró, sendo que desse total 1,5 mil se enquadrava nas regras da campanha, que esse ano contou com uma novidade: as crianças até dez anos de idade da comunidade em geral puderam participar. Até o ano passado, somente os estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental das escolas da rede pública de ensino selecionadas pelas secretarias de Educação dos municípios podiam participar.
Entre os pedidos que chamou a atenção dos organizadores da Campanha estão aqueles referentes a produtos de valor aquisitivo considerado elevado como, por exemplo, laptops e tablets. "Houve um acréscimo significativo nesse tipo de pedido", diz Marcone Edson.
Todas as cartas que foram envidas receberão resposta do Papai-Noel dos Correios, que no ano passado enviou mais de 11 mil cartas-resposta em todo o Rio Grande do Norte, e entregou mais de 6,5 mil presentes, ocupando o segundo lugar na região Nordeste em número de crianças contempladas.
Consumidores serão beneficiados com mudança no horário de funcionamento do comércio
Para atender melhor o público, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (Secom) e o Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo) estabeleceram horários diferenciados para o funcionamento das lojas. Desde ontem, o comércio está funcionando em horário especial.
Aos sábados, as lojas abrem as suas portas às 8h e encerra o expediente às 18h. Nos dias 17 e 21 de dezembro os estabelecimentos vão estender seus horários em duas horas. Nos domingos que estão inclusos entre estas datas, o comércio deve funcionar das 9h às 14h.
O Secom justifica a mudança devido ao fato de o mês de dezembro s er considerado o melhor período de venda pelos comerciantes de Mossoró e demais regiões, isso porque grande parte da população sai às ruas em busca dos presentes a serem trocados no Natal. Por isso, durante o período natalino o horário de alguns estabelecimentos será estendido.
"Para melhor atender os consumidores a resguardar os direitos dos trabalhadores que atuam nas vendas, o Secom e o Sindivarejo firmaram acordo em convenção coletiva para estabelecer o chamado Ciclo Natalino. Através dessa medida o horário de atendimento das lojas será estendido de forma gradual. Durante essa fase, as empresas devem realizar a divisão de turnos, estabelecendo intervalo para almoço e o pagamento de horas extras dos funcionários", esclareceu o presidente do Secom, Carlos Antônio da Silva.
No dia 31 de dezembro o comércio funciona em horário especial, das 7h30 às 14h, para que os trabalhadores que atuam no comércio possam chegar mais cedo às suas residências e organizar suas confraternizações junto com seus familiares. O ciclo natalino se encerra no dia 23 de dezembro, desta forma no dia seguinte os comerciantes voltam a trabalhar no horário normal.
Agências dos Correios na cidade também terão horários modificados em decorrência das festas de Natal e Ano Novo
No período do mês de dezembro, as agências dos Correios do município também adotarão horário diferenciado.
No Natal, dia 25, e no Ano Novo, 1° de janeiro, não haverá atendimento ao público. No restante do mês, exceto nos dias 24 e 31, as unidades dos Correios irão funcionar normalmente.
Nas vésperas do Natal e Ano Novo as agências funcionam apenas em um turno, isto é, das 8h ao meio-dia, e em algumas unidades.
As agências que funcionarão no referido horário são a Agência Mossoró, situada à Praça Rafael Fernandes, no centro; e Agência Santa Luzia, localizada na rua Felipe camarão, bairro Doze Anos.
Já a Agência Presidente Dutra, situada no Alto de São Manoel, na Agência Resistência, localizada no Centro e na Agência Jeremias da Rocha, encontrada no bairro Santo Antônio, não haverá expediente no dia 31 de dezembro.
As unidades dos correios retomarão se expediente habitual no início de 2013.
domingo, 2 de dezembro de 2012
Festa de Santa Luzia será aberta amanhã no adro da Catedral com diversas novidades
Encontrar rosas em caminhos onde a desconfiança e pessimismo só veem espinhos. É com esse sentimento que tem início amanhã, 3, com o tema "Ver com os olhos da Esperança", mais uma edição da maior manifestação religiosa da região: a Festa de Santa Luzia.
Este ano, a programação do evento, organizado e executado pela Catedral de Santa Luzia, apresenta uma série de novidades. Entre elas, a mais impactante diz respeito à mudança no tradicional trajeto da procissão de encerramento da Festa. A descida da avenida Presidente Dutra será adotada pela Igreja, sendo que a concentração do dia 13 de dezembro ocorre no Mosteiro de Santa Clara de Assis, no bairro Dom Jaime Câmara, a partir das 17h. De lá, os fiéis seguem pela avenida Erondina Cavalcante, Presidente Dutra, encerrando a caminhada na Catedral.
Outra novidade da Festa é o incentivo à Doação de Córneas, campanha realizada através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional Tarcísio Maia.
A abertura oficial da Festa acontece às 19h30 de amanhã, no adro da Catedral de Santa Luzia. Na sequência, às 21h será realizado um show musical com Waldonys e Banda, celebrando o centenário de Luiz Gonzaga.
A programação religiosa será realizada de 4 a 13 de dezembro, com missas (6h),noveninha (9h), novenas (16h e 19h30), confissões individuais (7h às 12h e das 14h às 16h) e Adoração ao Santíssimo Sacramento (12h às 15h). Antes das novenas, será rezado o Luzeiro de Santa Luzia, criado pelos padres Ricardo Rubens e Carlinhos, com finalização do padre Walter Collini.
Hoje, 2, antecipando a abertura da Festa, será realizado o tradicional "Jantar da Família". O jantar será servido às 20h, na praça Vigário Antônio Joaquim (Praça da Catedral), com animação da Orquestra Harmony. A senha do jantar custa R$ 5,00 e pode ser adquirida na secretaria da Catedral e na Lojinha de Santa Luzia (localizada ao lado da Catedral).
Ao longo da Festa, em sua programação social, a coordenação disponibilizará uma praça de alimentação, montada na praça Dix-sept Rosado, que contará com restaurantes da cidade e música ao vivo. Paralelamente, no largo Monsenhor Huberto Bruenning terá shows com bandas católicas.
Destaques da festa sociorreligiosa
·Oratório de Santa Luzia, de 05 a 13/12, após a Novena da noite, no adro da Catedral;
·Atrações Culturais e Shows Artísticos, no adro da Catedral de Santa Luzia;
· Oratório de Santa Luzia- de 05 a 13/12, após a Novena da noite, no adro da Catedral de Santa Luzia;
· Alvorada de 04 a 12/12, às 5h30, na Catedral;
·Shows com bandas católicas;
·Cirandinha – recreação para crianças, durante as noites do novenário ao lado da Catedral;
·Leilão da Festa – 07 e 08/12, após a Novena da noite, no Largo Monsenhor Huberto Bruening.
·III Pedalada de Santa Luzia- 08/12, saída 16h , na Matriz do Alto da Conceição retornando à Catedral;
·4ª Edição do AFLAM na Praça, dia 05/12, às18h30, no adro da Catedral de Santa Luzia. Evento da Academia Feminina de Letras de Artes Mossoroense;
·VIII Corrida de Santa Luzia- 09/12 saindo às 7h, da Catedral de Santa Luzia;
·IV Motorromaria de Santa Luzia- 12/12, após a Novena das 19h30, concentração em frente ao colégio das Irmãs.
Estado vai convocar 1.162 professores aprovados em concurso
Secretaria de Estado da Educação confirmou nesta sexta-feira (30) para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já devem iniciar o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.
Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.
sábado, 1 de dezembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)