Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Histórico da Cidade de Encanto



IDENTIFICAÇÃO
Nome do Município: Encanto
Lei de Criação: n° 2.833                    
Data: 20/03/1963
Desmembrado de: Pau dos Ferros
Microrregião do IBGE: Serra de São Miguel
Zona Homogênea do Planejamento: Alto do Apodi

2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA
2.1 –  Localização, Área, Altitude da Sede, Distância em Relação à Capital e Limites
Coordenadas Geográficas:
latitude:
6° 06’ 38” Sul
longitude: 38° 18’ 19” Oeste
Área: 124,5 km², equivalente a 0,23% da superfície estadual.
Altitude da Sede: 212 metros
Distância em Relação à Capital: 412 km
Limites: 
Norte – Estado do Ceará
Sul – Água Nova, Coronel João Pessoa e Rafael Fernandes
Leste – Pau dos Ferros
Oeste – Doutor Severiano e São Miguel
2.2 – Clima
Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.
Temperaturas Médias Anuais:
máxima: 36,0 °C
média: 28,1 °C
mínima: 21,0 °C
Umidade Relativa Média Anual: 66%
Horas de Insolação: 2.700
2.3 – Formação Vegetal
Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo  e espalhadas. Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.
2.4 – Solos
Solos predominantes e características principais:
Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico - fertilidade alta, textura média, acentuadamente drenado, relevo suave ondulado.
Uso: a utilização agrícola sem irrigação está restrita a culturas resistências a seca. Práticas intensivas de controle a erosão devem ser feitas. Uma menor área é cultivada principalmente com milho e mandioca. 
Destaca-se na produção de arroz em casca.
Aptidão Agrícola: restrita e regular para lavouras, e apta para culturas de ciclo longo como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Pequena área com aptidão regular e restrita para pastagem natural e outra indicada para preservação da flora e fauna ou para recreação.
Sistema de Manejo: baixo e médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas dependem tanto do trabalho braçal e da tração animal com implementos agrícolas simples.
2.5 – Relevo
De 200 a 400 metros de altitude.
Serras: das Melancias, do Castelo, Cantinho e Croata.
Planalto da Borborema - terrenos antigos formados pelas rochas Pré-Cambrianas como o granito.
2.6 – Aspectos Geológicos e Geomorfológicos
O município está situado em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o Embasamento Cristalino, de Idade Pré-Cambiana Média, variando entre 1.000 - 2.500 milhões de anos, onde predominam granitos finos e grosseiros, de coloração cinza a rósea, gnaisses e migmativos variados, xistos e anfibolitos, às vezes cortados por veios de quartzo e pegmatito. Geomorfologicamente predominam formas tabulares de relevos, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano.
Ocorrências Minerais
Ouro - ocorrência cadastrada na mina de Cabelo onde ocorre associado a finos veios de quartzo encaixados. O ouro é utilizado na ourivessaria, indústria química e odontologia entre outras.
Recursos Minerais Associados
Complexo Gnáissico-Migmatítico - rocha ornamental - especialmente migmatitos (piso e revestimento); brita e rocha dimensionada para construção civil).
2.7 – Recursos Hídricos
Hidrogeologia: 
Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresentar fraturas associadas e uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentavam vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com águas comumente apresentando alto teor de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.
Aqüífero Aluvião - Apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.
Hidrologia:
O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Apodi – Mossoró.
Riachos Principais: Encanto, Sanharão, do Cabelo, do Castelo e Carnaúba.


  1. ORIGEM:
Data de 1877, quando houve a grande epidemia de cólera e uma seca muito grande na região. Os senhores José Miguel da Silva e João Antonio da Silva juntos a outras famílias doaram o terreno de mais ou menos 980 m², ao patrimônio de São Sebastião.
  1. PADROEIRO:
As senhoras da família lima fizeram uma promessa a São Sebastião que já era defensor das pestes, fome e guerra. A população foi libertada da doença, pois já havia matado muita gente. Colocaram a imagem de São Sebastião embaixo de uma latada, onde hoje é a casa dos herdeiros do Sr. José Apolônio da Costa. Ali começaram a rezar todas as noites e transformaram a latada numa pequena capela.
  1. O QUE MAIS SABEMOS:
a) A criação:
A capela tornou-se pequena e construíram uma igreja maior, logo ao lado da anterior porque o terreno era menos acidentado. Em 1905, no paroquiato do Pe. Tertuliano Fernandes foi obtida a licença diocesana e o senhor Joaquim Jerônimo da Silva encarregou-se da construção.
b) A emancipação:
Em 1921 foi construída a torre da igreja e em 1938 foram construídos as arcadas e o altar-mor, já na responsabilidade do Sr. José Apolônio da Costa. Em 1949, foi feita a sacristia.
c) Zeladores:
As pessoas que tomavam conta da igreja e do seu patrimônio se chamavam zeladores. Dentre eles estão: José Miguel da Silva, João Antonio da Silva, José Joaquim Jerônimo da Silva, Leão Fernandes de Queiroz, José Apolônio da Costa, Adauto Fernandes de Queiroz, Gonçalo da Silva Filho e Edson Apolônio da Costa com seus familiares.
d) Nossos sacerdotes:
Nossa igreja tem sido acompanhada pelos padres Tertuliano Fernandes, Padre Omar, Padre Militão, Padre Manoel Caminha Freire (1940 até 1987) Padre Pedro Lapa, Padre Luiz Sampaio (1987 até 1995) Padre José Milton, Padre Tarcisio (1995 a 2005) e hoje contamos com o nosso Padre Erivon (2006)
e) Irmã Cláudia D'arc:
Religiosa consagrada em 10-02-1999 pela congregação família sagrada prestando serviços na comunidade.
f) Nossas Capelas:
Hoje contamos com as seguintes capelas: São Vicente de Paulo (Novo Encanto), São João Batista (Serra do Cruzeiro); São Francisco (Encanto do Meio), São Francisco (Encanto de Cima), Nossa Senhora das Graças (Várzea Nova); Nossa Senhora de Fátima (Várzea Velha); Santo Antonio (Tataíra); São Pedro (Carnaubinha) e São Rafael (Ingá).
g) Nossas Festas:
A religiosidade de nosso Encanto faz ser belíssima a Festa de São Sebastião, no período de 10 a 20 de janeiro. Anos atrás tivemos as Festas de Santa Terezinha que acontecia no mês de setembro/outubro (precisamente no dia 1º de setembro) celebramos o mês de maio com a Coroação de Nossa Senhora no dia 31 e outras novenas ou tríduos de São José, Coração de Jesus, Mãe Rainha e padroeiros das comunidades já mencionadas.
  1. O QUE SOMOS HOJE
Hoje nossa comunidade recebe o nome de Área Pastoral Autônoma de São Sebastião – Encanto RN –, abrangendo a comunidade de Santa Luzia – Dr. Severiano –, criada em 10 de julho de 2005 sob as bênçãos de D. Mariano Manzana Bispo Diocesano.
Contamos com os trabalhos das equipes:
- Legião de Maria – fundada pela nossa inesquecível Irmã Ana Maria em 1996. Temos hoje 11 praesídiuns, tais como: Praesidium Nossa Senhora das Graças; Praesidium Mãe do Salvador; Praesidium Refugio dos Pecadores; Praesidium Mãe Rainha; Praesidium Nossa Senhora do Desterro; Praesidium Rainha de Todos os Santos; Praesidium Porta do Céu; Praesidium Rainha da Paz; Praesidium Nossa Senhora de Lourdes e Praesidium Virgem Fiel. E, dado o numero de praesidiuns, já temos a cúria Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, criada em 30 de janeiro de 2005.
  1. Apostolado de Mãe Rainha – fundado em 1996, pela coordenação paroquial de Pau dos Ferros. Contamos com 23 grupos de família que recebem a Mãe Peregrina em seus lares, fazendo a renovação da Aliança de Amor a cada dia 18 do mês.
  2. Casais com Cristo – grupos de 26 casais que vivenciaram o E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo) em Pau dos Ferros 22 casais que vivenciaram o I E.C.C. ora já implantado em nossa pastoral. Ao serviço de evangelização nas famílias e equipes da pastoral familiar de nossa comunidade.
  3. Setor do Batismo – prepara os pais e padrinhos para oferecerem às crianças o seu 1º sacramento (do batismo) entrando na grande família da Igreja.
  4. Setor da Catequese – prepara crianças e adolescentes para receberem Jesus Eucarístico, através da 1ª comunhão.
  5. Setor da Crisma – prepara os jovens e adultos para o compromisso de seu Batismo através do Sacramento da Crisma.
  6. Setor do Matrimônio – prepara os noivos e os já que vivem o casamento, para receberem a bênção da união, através do Sacramento Matrimônio.
  7. Setor da Liturgia – prepara toda a Liturgia celebrada na comunidade vivenciando o calendário litúrgico.
  8. Setor do Dízimo – recebe a coleta mensal daqueles que se comprometem na manutenção e vida da casa paroquial, do sacerdote e do templo.
  9. Pastoral da juventude – são jovens que se preocupam com a interação jovem x igreja x comunidade, vivenciando encontros e atividades litúrgicas. Atualmente, conta com 13 grupos de jovens ativos.
  10. Ministros extraordinários da sagrada comunhão (MESC) – São responsáveis pelas pessoas idosas e doentes, na sua assistência espiritual. Além das visitas, também distribuem a sagrada comunhão nas celebrações da igreja e em suas residências.
  11. Coroinhas – é um grupo de crianças que, preparadas pelo padre, servem no altar durante a celebração eucarística.
  12. Conselho paroquial – é responsável por toda atividade da igreja, no que diz respeito à manutenção, movimentos e serviços de toda Área Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário