Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 9 de julho de 2011

Hemocentro realiza campanha para incentivar jovens de 16 e 17 anos a serem doadores de sangue


Desde o início desta semana, o Hemocentro Regional Mossoró abriu espaço para doadores de sangue com idade entre 16 e 17 anos, atendendo a nova regra do Ministério da Saúde que autorizou as pessoas dessa faixa etária a serem doadores de sangue, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis legais. Entretanto, até ontem, 8, nenhum jovem compareceu para doar. Para atrair esse grupo específico e demais doadores, o Hemocentro lança hoje, às 9h, no Auditório da Faculdade de Ciência da Saúde (Facs), o projeto "Irmãos de Sangue".
A assistente social do Hemocentro, Denise Morais, revela que as doações de sangue de jovens teriam sido iniciadas de fato se a unidade móvel estivesse operando. "Até agora nenhum jovem apareceu, isso por que esse público é mais fácil de encontrar nas universidades, mas com nossa unidade móvel danificada e sem prazo para voltar, não temos como promover as ações itinerantes", destaca Denise Morais.
Ela diz que para doar sangue, os jovens de 16 e 17 anos devem ir ao Hemocentro portando documento de identificação oficial com foto, acompanhados dos pais ou responsáveis legais. "Para doar é preciso o responsável assinar um termo de compromisso como preconiza a portaria do Ministério da Saúde", frisa a assistente social.
O Hemocentro pretende atrair o novo grupo de doadores jovens e adultos através do projeto "Irmãos de Sangue". Segundo Denise Morais, o projeto consiste em multiplicar a conscientização das pessoas em relação à doação de sangue por meio do apoio dos líderes comunitários.
"Atualmente, já contamos com o apoio dos grupos de escoteiros, mas queremos que esse trabalho chegue a outras comunidades. Por isso, convidamos os líderes para esclarecê-los sobre a doação e nos ajudar com a conscientização das pessoas nos bairros, associações, igrejas e universidades. Assim multiplicaremos o volume de doações, consequentemente o estoque", ressalta a assistente social.
Além de capacitar os agentes multiplicadores, o Hemocentro passou a utilizar as redes sociais para atrair os novos doadores. "Hoje a maioria das pessoas está inserida nas redes sociais, principalmente no Twitter, com isso percebemos que esse recurso nos proporciona abranger um maior número de pessoas", conclui Denise Morais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário