Pages

Subscribe:

Blog Archive

terça-feira, 5 de julho de 2011

Diálogo com Governo do Estado não avança e greve continua na Uern


Não houve avanço nas negociações entre os grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o Governo do Estado. Em audiência pública sobre a instituição, ontem de manhã, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o secretário estadual de Planejamento, Anselmo Carvalho, reiterou argumento de impossibilidade legal de atender aos servidores.
Os professores da Uern reivindicam reajuste salarial de 24%, entre outros pleitos. Sobre isso, o secretário declarou: "O percentual só pode ser concedido de forma parcelada, porque existem impossibilidades jurídicas que impedem a concessão". Trata-se da mesma proposta apresentada pelo secretário um dia antes do início da greve, dia 30 de maio.
Hoje, às 9h, os professores realizam assembleia na sede da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), para avaliar o resultado da audiência, decidir pela continuidade da greve e encaminhar atividades para a próxima semana. O mesmo fazem os servidores técnicos administrativos, que realizam assembleia no mesmo horário, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).
A presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern), Rita Negreiros, lamenta a postura do governo de não avançar nas negociações com servidores e estudantes e espera que o Governo do Estado não peça a ilegalidade da greve na Justiça, como cogitou o secretário Anselmo Carvalho na audiência pública, segundo ela.
Esse recurso, entende Rita, acirraria a relação e comprometeria o relacionamento da comunidade acadêmica da Uern com o governo. "Esperamos que o bom senso prevaleça e que o diálogo seja retomado, porque nossa opinião é que não devemos recuar e que a greve vai continuar, em parceria com os outros segmentos", diz.
A mesma postura tem os professores e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), os quais, unidos ao Sintauern no movimento, desejam dar continuidade ao diálogo como forma de terem suas reivindicações atendidas e a greve terminada, para evitar mais prejuízos ao calendário universitário/2011. Mas as assembleias é que definirão os próximos passos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário